NFE 2.0 - Maioria dos contribuintes ainda não está preparada.

Segundo levantamento do próprio fisco somente cerca de 30% das empresas usuárias de sistemas para emissão de nota fiscal eletrônica já se adequaram a nova versão 2.0 que será obrigatória a partir de 01/04/2011.

A migração não é nenhum "bicho de sete cabeças" mas deve ser feita com certa antecedência pois novos campos se tornaram obrigatórios na nova versão, por exemplo o CRT(Código de Regime Tributário) e CSOSN(Código de Situação de Operações do Simples Nacional) este último obrigatório apenas para empresas do Simples Nacional.

Outro campo que se tornou obrigatório é o gênero da mercadoria que corresponde ao capítulo da NCM (Nomeclatura Comum do Mercosul) neste caso um trabalho adicional será classificar os produtos já existentes no sistema pois as notas fiscais geradas com este campo vazio serão rejeitadas.

Os usuários do programa emissor gratuito devem atualizar o software que já está disponível no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica.

As empresas que optaram por softwares pagos devem entrar em contato com o fornecedor deste para que atualize para a versão nova.

Caso não atualize para a nova versão o sistema da empresa simplesmente não conseguirá enviar e autorizar novas notas fiscais.

2 Comentários

  1. bom dia

    na hora de escolher um certificado pra assinatura, clico em selecionar e nada acontece, o que eu faço!! me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline

    Você saberia me dizer qual a versão do Java está instalada no seu computador? E a versão do programa da nota?

    Essa informação e importante pois a maioria dos problemas tem origem na imcompatibilidade do programa da SEfaz com versões do Java.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem