Erro 629 Rejeição: Valor do Produto difere do produto Valor Unitário de Comercialização e Quantidade Comercial

Há algum tempo atrás criei um post aqui no blog que tratava do erro 630. Alguns usuários tem me perguntado a cerca de um erro semelhante que também passou a ocorrer desde o início de fevereiro com a entrada das novas validações: trata-se do erro 629. Segue abaixo a mensagem completa deste erro:

Erro 629 Rejeição: Valor do Produto difere do produto Valor Unitário de Comercialização e Quantidade Comercial 



O programa vai tentar validar se o valor digitado em Valor Total Bruto corresponde a Quantidade Comercial multiplicado pelo Valor Unitário Comercial.  

VALOR TOT. BRUTO  =  QTD. COMERCIAL   X   VALOR UNIT COMERCIAL

Caso o resultado seja um valor com mais de 2 casas decimais o valor deve ser arredondado. Existe aqui uma tolerância de R$ 0,01 para mais ou para menos.

Bem pessoal é isso! Espero ter sido claro o suficiente. 

Bom trabalho a todos!




30 Comentários

  1. Eu não consigo emitir de maneira alguma, as minhas quantidades são numeros inteiros (1, 23, 16 etc) e o valor são numeros quebrados (116,33 etc) e os calculos não dão mais que 2 casas decimais e todos os calculos estão corretos e mesmo assim está dando o erro 629.
    me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila

      Me coloco no seu lugar e de muitos usuários do programa que tem que emitir suas notas e são surpreendidos por erros e não contam com o suporte eficiente de quem criou o programa no caso o governo.

      Por isso mesmo criei esse blog para divulgar soluções para ajudar aos usuários.

      Infelizmente poderão surgir casos em que a solução seja um pouco mais complexa.

      Boa sorte

      Excluir
    2. Olá

      Eu tenho me deparado com este erro somente ao informar desconto nos itens. Como o valor do desconto do item não está sendo levado em conta nesta validação, ele está gerando erro.

      Excluir
    3. Bom dia Camila

      Infelizmente o suporte que dão ao sistema não é precário ,é uma bosta.Não há ninguém no 0800 para ajudar-nos.Estou indignado,pois, tenho mercadorias pra retirar no porto de santos e, já paguei uma fortuna de impostos e ninguém consegue me ajudar nisto.Estou indignado ,a tamanha falta de resposnsabilidade e interesse deles.

      Excluir
  2. voce poderia colocar um exemplo, como no erro 630.
    fico muito agradecido, e esta de parabéns o blog.

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Já tentei diversas vezes, mas nao dao certo, veja a informaçao que me passaram da receita.. e veja se consegue interpretar e me ajudar por favor
    Conforme NT2011.005, a partir de 01.02.2012 foram inseridas novas regras de validação para autorização de Nota Fiscal Eletrônica. Tratam-se de validações referentes ao Valor Unitário de Comercialização do Produto, Valor Unitário de Tributação e Valor Total da Nota identificadas pelos erros 629, 630 e 610, respectivamente. Em caso de rejeição da NF-e, sugerimos que seja verificado o motivo da rejeição do arquivo e providenciada a retificação.



    O aplicativo atribui quatro casas decimais aos campos Quantidade Comercial e Quantidade Tributável e dez casas decimais aos campos Valor Unitário Comercial e Valor Unitário Tributável. Não é possível reduzir esta formatação do aplicativo emissor gratuito e, se necessário, as casas decimais serão preenchidas automaticamente por zeros. O erro 630 ocorre quando o resultado da multiplicação dos campos Valor Unitário de Tributação e Quantidade Tributável é diferente do campo Valor do Produto. Logo, favor verificar a informação prestada nestes campos



    Verifique se está informando a quantidade de comercialização igual ao de tributação e se está informando o valor unitário de comercialização igual ao de tributação.



    Os campos de uCom, qCom, uTrib e qTrib foram criados para facilitar a identificação das situações de mercadorias em que a unidade de comercialização é diferente da unidade de tributação.



    Por exemplo, o refrigerante em lata é um produto cuja unidade de comercialização do atacado é diferente da unidade de tributação do produto.



    A unidade tributável do produto é uma lata de 355ml, contudo a indústria comercializa o produto em pack com 6 unidades.



    Nesta situação, a venda de 12 unidade para indústria representa a comercialização de 2 pack com 6 latas.



    Para efeitos tributários, a unidade tributável é 1 lata, assim ela deve ser representada como 12 latas.



    Assim, temos:



    qCom = 2



    uCom = 6 x 355 ml (pack)



    qTrib = 12



    uTrib = 355 ml





    no final, temos que qCom * uCom = qTrib * uTrib.



    Na maioria dos casos a unidade de comercialização e a unidade de tributação são iguais.



    Conforme consta na Nota Técnica 2011.005, foram implementas hoje no ambiente de produção as seguintes validações:



    -A que confere se Valor do Produto é igual ao Valor Unidade Comercial * Qtde Comercial (erro 629, item 4.4 da NT 2011.004).



    -A que confere se Valor do Produto é igual ao Valor Unidade Tributação * Qtde Tributação (erro 630, item 4.4 da NT 2011.004).



    -E a que confere se o Valor Total da NF-e corresponde ao somatório de:



    (+) vProd (id:W07)



    (-) vDesc (id:W10)



    (+) vST (id:W06)



    (+) vFrete (id:W08)



    (+) vSeg (id:W09)



    (+) vOutro (id:W15)



    (+) vII (id:W11)



    (+) vIPI (id:W12)



    (+) vServ (id:W18)



    (erro 610, item 4.9 da NT 2011.004).



    Conforme consta na pág. 21 e 22 da Nota Técnica 2011.004, se existe algum valor que está fora da somatória acima, a regra é que some em vOutro (Outras despesas acessórias) os valores para que vNF (id:W16) corresponda ao somatório de:



    (+) vProd (id:W07)



    (-) vDesc (id:W10)



    (+) vST (id:W06)



    (+) vFrete (id:W08)



    (+) vSeg (id:W09)



    (+) vOutro (id:W15)



    (+) vII (id:W11)



    (+) vIPI (id:W12)



    (+) vServ (id:W18)



    Basta preencher corretamente a NF-e.

    ResponderExcluir
  4. Estou tendo o mesmo problema..........está muito difícil trabalhar com o Emissor de NFe Gratutito

    ResponderExcluir
  5. erro 610 como faço para arrumar. este erro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia

      Sobre o erro 610 eu criei um tópico sobre ele aqui no blog. Veja se te ajuda:

      http://suporteemissornfe.blogspot.com.br/2012/03/erro-610-rejeicao-total-da-nf-difere-do.html

      Excluir
  6. OLÁ Aloisio Pires Neto, eu estava tendo o erro 630 e 629 e graças a vc com sua explicação e exemplificação consegui resolver o problema de emissão de notas que há mais de 20 dias que não conseguia, nem mesmo pelo email eles conseguiram me explicar detalhadamente, fora que qdo vc liga no 0800 eles nao sabem nada e mandam enviar email, que demora mais ou menos 2 dias e a resposta vem incompleta.
    está de parabéns pelo seu blog, foi de excelente ajuda, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde estou confusa com esse emissor na realidade com o erro 629. ALGUEM PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Entre em contato comigo que te ajudo

      Meu e-mail pessoal: aloisiopiresneto@gmail.com

      Se quiser pode me adicionar no MSN por este mesmo e-mail.

      Excluir
  8. Aloisio,acabei de te adicionar pelo msn, por gentileza me ajuuuuuda... erro 629...agradecida Claudia

    ResponderExcluir
  9. Bom dia pessoal, eu estava com um problema para emitir uma nota de retorno de material industrializado do qual a quantidade era 18,76 dai eu arredondei para 19 deu tudo certo o problema está sendo nas duas casas decimais espero ter ajudado...
    abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos. Pessoal estou com o mesmo problema a 5 dias e nao resolvo, é o erro 610 do total dos produtos que compoe o total da nf. O louco é que sempre fiz as nfes do simples nacional assim, a gora com este cliente que começou a emitir as notas a dele simplesmente não vai. até usando cst 400 que é isenta de icms ele da o erro do total da nota, já estou perdido e não sei mais oque procurar. O emissor valida, assina e tranfere, mas o retorno é desse erro 610, por favor se alguem ja passou por isso e resolveu me de uma luz,,, valeu e abs

    NOTAFISCAL|1
    A|2.00|NFe35120714157018000106550010000001021450018712|
    B|35|45001871|VENDA DE MERCADORIA ADQUIRIDA DE TERCEIROS|0|55|1|102|2012-07-23|2012-07-23|12:11:12|1|3549805|1|1|2|2|1|3|2.2.1|||
    C|POGGI & URBANO COMERCIO DE CONFECCOES LTDA|CORACAO CAMPEAO|647359171111||||1|
    C02|14157018000106|
    C05|RUA SALDANHA MARINHO|1138||PQ INDUSTRIAL|3549805|Sao Jose do Rio Preto|SP|15025090|1058|BRASIL|1733052220|
    E|NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL|||andpag@gmail.com|
    E02|99999999000191|
    E05|R SANTA PAULA|6310||MACEDO TELS|3549805|Sao Jose do Rio Preto|SP|15040544|1058|BRASIL|1732371839|
    H|1||
    I|1||BALDE BOTAFOGO|39241000||5405|UN|1.0000|4.9000000000|4.90||UN|1.0000|4.9000000000|||||1|||
    M|
    N|
    N10g|0|500||0.00|0.00|
    Q|
    Q04|07|
    S|
    S04|07|
    W|
    W02|0.00|0.00|0.00|0.00|4.90|0.00|0.00|0.00|0.00|0.00|0.00|0.00|0.00|4.90|
    X|9|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. APW, Eu criei um post sobre isso:

      http://suporteemissornfe.blogspot.com.br/2012/03/erro-610-rejeicao-total-da-nf-difere-do.html

      Boa sorte!

      Excluir
    2. O arquivo esta somado igualzinho as condições do seu topico, e o mais dificil de entender é que essa minha nota nao tem servico, nem frete, desconto, acrescimos nada apenas o produto e seu total e mesmo assim ela não valida,, nos outro clientes as notas estao validando e sendo enviadas normalmente.

      Excluir
  12. Pessoal resolvido... O problema é que quando chega o certificado tem que liberar um senha junto ao serasa,,, essa senha é liberada via telefone mesmo apenas ligando, acontece que nesse caso o contador havia esquecido desse detalhe, então ao gerar o arquivo mesmo corretamente ele retornava com o erro de Totais,,, fica a dica... abs a todos e obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  13. Atenção pessoal: EU ESTAVA COM O MESMO PROBLEMA, SÓ QUE NO MEU CASO EU TINHA UMA DIFERENÇA PEQUENA DE 0,05 CENTAVOS, E ESTAVA ARRENDONDANDO O VALOR PARA MENOS PARA PODER FECHAR MINHA NOTA QUANDO GEROU ESSE ERRO, PRA RESOLVER A SITUAÇÃO, COLOQUEI O VALOR NORMAL NA NOTA E TIREI O 0,05 COMO DESCONTO NO CAMPO DE DESCONTO NA EDIÇÃO DO PRODUTO. ESPERO QUE RESOLVA O PROBLEMA PRA VOCÊS!

    ResponderExcluir
  14. boa tarde estou com um problema em uma nota. da o erro 629 mas o valor esta correto meu detalhe é o seguinte eu tenho 09 produtos a 0,33 que da 2,97 mas tenho despesas acessorias no valor de 0,39, entao o total de meu produto é de 3,36 porem o sistema nao valida minha nota, diz que o total correto seria o 2,97 o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso você deve informar em Valor total bruto=2,97 no campo outras despesas acessórias=0,39. No total geral ao clicar em Calcular o programa vai separar as coisas ficando assim:

      Valor dos Produtos=2,97
      Outras Despesas=0,39
      Valor Total da Nota=3,36

      Ou seja em Valor Total Bruto digite apenas o valor de quantidade x preço, não deduzir descontos, nem somar frete nem outras despesas. Isso tudo vai ser consiferado no total da nota.

      Excluir
    2. Obrigada Aloisio
      deu certinho
      Elisangela

      Excluir
  15. Bom dia!
    Estou com o mesmo problema já apresentado, erro 629, porém, ele acusou somente agora, e venho emitindo as notas da mesma maneira como sempre foi feita, que é uma devolução de material industrializado, os algarismos tanto para quantidade (em kg), quanto para valor (R$), tem 3 casas após a vírgula. Caso eu fizesse o arredondamento, a nota não vai fechar com a que eu recebi para industrialização. O pessoal do suporte do meu sistema não está nem um pouco interessado eu resolver meu problema. Alguém tem alguma idéia?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe que o campo quantidade e o campo valor unitário permitem o uso de várias casas decimais, porém o campo valor total bruto que é o resultado da multiplicação de quantidade x valor unitário, este somente deve ter duas decimais.

      É o campo valor total bruto que deve receber o valor arredondado caso o resultado da multiplicação tenha mais de duas casas decimais.

      Exemplo prático:

      Quantidade: 1,561
      Valor Unitário: 9,357

      Resultado na calculadora: 14,606277

      Valor a ser digitado no campo Valor Total Bruto: 14,60 (somente 2 duas casas decimais)

      Excluir
    2. Pois o detalhe é exatamente esse, a somatória individual e total fecha nesse sentido, ele usa somente 2 casas decimais. E desde que uso NFE a 4 anos, faço o mesmo procedimento e somente agora esse erro ocorreu. Mas muito obrigada pela ajuda, vou verificar se por acaso algum item não tenha ficado com valor total bruto correto. Muito obrigada !

      Excluir
  16. Estava há uns 2 dias com o erro 629, e percebi que o erro era na unidade.

    Exemplo: Um determinado produto é vendido em 1 cx com 6 unidades cada. Na hora de fazer o lançamento, e coloquei CX - 1 - e depois coloquei o valor de cada unidade 28,50 e embaixo o valor total. (6*28,50=171).
    o erro estava em lançar como "caixa" e depois colocar o valor total de 171,00.
    Então alterei para "unidade" 28,50 cada, e total 171,00.

    Simples, mas na correria de fazer os lançamentos foi difícil entender que era isso.

    ResponderExcluir
  17. Bd a todos, gnt para corrigir esse erro tem que falar com o contador de vcs para ele cadastrar na receita ou sefaz não me recordo bem, mas é só conversar com ele do que se trata e ele procederá.

    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  18. Tive o mesmo problema. O número de casas decimais para o campo de QUANTIDADE estava maior que 4 que é a qde exigida pelo manual do contribuinte. Alguns produtos estavam utilizando das casas a mais. Quando fizemos o teste utilizando somente as 4, funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem