Recuperando XML perdido da NF-e.

Pela lei a nota fiscal eletrônica é um documento fiscal de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente e pela autorização da Secretaria de Fazenda, antes da ocorrência do fato gerador. 

Por existência apenas digital entenda-se que, no final das contas, o arquivo XML autorizado de cada NF-e é o que realmente vale. O DANFE impresso em papel é mero documento auxiliar da operação. 



A cada nota autorizada a Sefaz guarda os dados e o arquivo XML e determina que o emitente também guarde este arquivo pelo prazo de 10 anos. O arquivo também deve ser enviado ao destinatário que também deve guardá-lo.

Muitos usuários não dão a devida importância ao arquivo XML autorizado de suas notas eletrônicas. Muitos não fazem cópia de segurança e acabam perdendo tais arquivos após uma falha de equipamento ou de sistema. 

O Programa Emissor Gratuito da NF-e não salva automaticamente os arquivos XML das notas autorizadas. Este tarefa deve ser feita manualmente pelo usuário através do botão Exportar na tela da nota fiscal.

O mais indicado é salvar o XML autorizado a cada nota emitida em mídia externa, por exemplo um pen-drive ou hd externo, ou em um disco virtual ou e-mail na internet. É importante que o sistema no computador não seja sua única cópia das informações pois se houver falha você perderá os XML de todas as suas notas.

Mas se você já perdeu os arquivos e não tinha cópia de segurança existe uma forma de recuperá-los.

Acessando o Portal Nacional da NF-e é possível fazer o download dos arquivos XML das notas eletrônicas cujo o emitente ou destinatário seja o CNPJ de sua empresa. Para tanto acesse o link: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx e siga os passos descritos abaixo:

1. Clique na opção "Serviços" e depois "Consultar NF-e completa".

2. Informe a chave de acesso da nota que você quer recuperar. A chave de acesso é o número com 44 dígitos que está logo abaixo do código de barras no DANFE. Também informe o código de segurança que aparece na imagem ao lado e clique em "Continuar".


3. O site vai exibir todos os dados da NF-e. Até aqui qualquer pessoa que tenha conhecimento do número da chave da NF-e poderá consultar seus dados pois a consulta é pública. A funcionalidade de fazer download do arquivo XML da NF-e somente pode ser acessada através do certificado digital do emitente ou destinatário. Basta clicar na opção "Download do documento" no final da página. 


É possível baixar o XML de várias notas mas somente uma de cada vez. Para uma quantidade grande de notas o processo pode se tornar bem demorado.

Fica a dica para quem perdeu os XML de suas notas.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem