Que versão do Java deve ser instalada?

Java 32 ou 64 bits ?

Muitos dos problemas que ocorrem com o programa emissor gratuito de nfe do governo ocorrem por causa  da instalação incorreta do Java. Para o usuário leigo muitas vezes é difícil saber qual versão escolher dentre as opções disponíveis. 

Quando você vai ao site do Java e clica no botão instalar, o instalador tenta descobrir o sistema operacional que você está usando, o navegador utilizado e se sua máquina é 32 ou 64 bits, depois disso ele faz opção pela versão a ser instalada. Algumas vezes a versão 64 bits é instalada, entretanto o emissor gratuito de nfe não trabalha adequadamente com esta versão. O ideal é instalar o Java 32 bits sempre.

Outra dica importante é jamais ter na mesma máquina versões diferentes do Java. O recomendável é ter a última versão (atualmente Java 7 Update 21)  instalada no computador, que sempre será a mais segura. Ao instalar uma nova versão do Java é altamente recomendável desinstalar versões anteriores. Vejam o que recomenda o site oficial do Java:

Fabricante do Java recomenda versão de 32 bits mesmo em Windows 64.
Sempre instale o Java e o emissor gratuito de nfe utilizando um navegador 32 bits. Eu recomendo que seja utilizado os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox. O Internet Explorer apresenta muitos problemas com o Java e com o emissor gratuito de nfe. No windows 8, por exemplo, a instalação sempre falha quando utilizamos Internet Explorer.


Veja também:

Curta nossa fan page no Facebook:

A Sefaz está off-line? Use o SCAN:

Lei da transparência:


Links úteis:

Site oficial do Java com recomendação da versão 32 bits:

Site para download do navegador Google Chrome:

Site para download do programa emissor gratuito de nfe:

3 Comentários

  1. Boa tarde,

    Ontem consegui fazer o download do java 7u21 e a nota fiscal estava funcionando corretamente até que o programa travou e tive que reiniciar o computador. Depois que reiniciei o computador o programa não quis mais entrar e apresentou a seguinte mensagem: "NÃO FOI POSSÍVEL ACIONAR A APLICAÇÃO". Realizei o mesmo procedimento de antes instalando e reinstalando o java, mas não aconteceu nada e o erro continuou o mesmo.Tentei também reinstalar o programa emissor, mas não consegui porque o site de são paulo que disponibiliza o download está fora do ar. Alguém teria o link para download para mim?
    Estou desespesperada, se possível me ajudem, agradeço muito.

    Att.
    Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, boa tarde.

      Somente é possível instalar o programa da nfe no site da sefaz/sp. Todos os links levam a este mesmo local, para baixar-lo.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. O link é esse, mas está fora do ar: http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/

      Confere? Ou é algum problema no meu computador?

      Obrigada.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem