MDF-e será obrigatório a partir de janeiro de 2014.

As empresas que fazem o transporte de cargas estarão obrigadas a partir de janeiro/2014 ao Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e). Resolvi criar este post para esclarecer aos usuários em geral de que se trata e como proceder para atender a mais esta exigência legal. 



O MDF-e é um documento fiscal eletrônico exigido para o transporte de mercadorias que circulam com vários conhecimentos de transporte diferentes. Através dele os diversos documentos fiscais (CT-e) das mercadorias transportadas são registrados num sistema nacional semelhante ao da NF-e, agilizando operações em postos fiscais e demais controles.

Segundo especialistas, esta nova obrigação tende a burocratizar ainda mais todo processo das empresas que operam no segmento de transporte de cargas, pois além de emitir os CT-e de todas as cargas transportadas, um novo documento fiscal terá que ser emitido com informações extras do transporte.

Assim como acontece com a NF-e foi disponibilizado um software gratuito para que os pequenos empresários possam atender a nova exigência. O software está disponível nas versões de homologação (testes) e produção (com validade jurídica).

Os links para baixar o emissor de MDF-e gratuito está logo abaixo:
Versão de produção:http://mdfe.fazenda.sp.gov.br/


Estamos também no Facebook. Curta nossa fan page! 


Vejam também:

Passou o prazo de cancelamento da NFe, e agora?

Links úteis para usuários da NFe / CTe
Erro: Não foi possível acionar a aplicação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem