Erro ao acessar o certificado

Recebi recentemente de um usuário do emissor mensagem relatando erro no acesso ao certificado digital no programa.

Segundo a própria Sefaz o programa emissor é capaz de trabalhar com certificados do tipo A1 e A3, entretanto no site também alerta para o risco de incompatibilidade dos drivers de algumas leitoras ou tokens no caso do tipo A3. No caso tal incompatibilidade seria devido ao java, linguagem na qual o programa da sefaz foi desenvolvido.

O melhor a fazer é consultar o fornecedor do certificado confirmando com ele se o a leitora/token que você irá adquirir é compatível com o seus sistema operacional, evitando assim uma grande dor de cabeça.

Caso você tenha problemas com certificados utilizando o emissor pode tentar o seguinte:

Tente configurar o acesso ao certificado via aplicativo. Neste caso o próprio emissor vai acessar o certificado diretamente, algumas vezes isso pode dar problemas principalmente quando se utiliza certificado do tipo A3.


Caso tenha problemas utilizando o acesso via aplicativo, experimente o acesso ao certificado via repositório do windows. Neste caso voc~e deverá ter instalado previamente o seu certificado no windows. Uma forma de verificar se o certificado está instalado é abrir o Internet Explorer, no menu Ferramentas >> Opções da Internet >> Conteúdo >> Certificados, o seu certificado deverá estar aparecendo na lista.

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