Restaurando o atalho do programa na área de trabalho.

Algumas vezes ao atualizar a versão do Java o atalho para acessar o programa emissor que normalmente fica na área de trabalho (desktop) pode sumir. Isso acontece porque, por padrão, o Java desativa estes atalhos ao remover uma versão. Algumas vezes mesmo reinstalando os atalhos não voltam e muitos usuários ficam sem saber como acessar o programa.

Para complicar ainda mais, mesmo que você saiba como criar um atalho vai encontrar dificuldades pois o atalho do programa emissor na verdade faz uma chamada ao compilador Java cheia de parâmetros difícil de entender para a maioria dos usuários.


Uma forma rápida e prática de restaurar o atalho do programa no desktop:

1. Abra o painel de controle

2. Clique no ícone do Java

3. Na aba Geral, em Arquivos temporários na Internet clique no botão Exibir.



4. No Visualizador de cacha do Java clique em "Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) 2.0" para selecionar a linha e depois clique no botão "Instalar atalhos na aplicação selecionada" que tem o ícone de uma seta.




Observe que você pode ter instalado em seu computador as versões de produção e testes deste mesmo programa. Neste caso poderá selecionar uma delas ou ambas para restaurar o atalho.

Espero que seja útil a todos.

Até breve!


21 Comentários

  1. Ola,

    Em 31/07 eu postei aqui duvida sobre restauração do sistema.

    Fiz mais do que voce sugeriu, eu tinha um backup da instalação do sistema de Dez/2011, mesma data de criação do arquivo de backup.

    Liguei este backup numa cpu reserva, conectei, atualizei o sistema, e entao fiz novo backup.

    Vim aqui na cpu atual, e na hora de restaurar deu o mesmo erro (copia abaixo).

    Nao tem como restaurar?

    Abs

    Marcelo.

    java.sql.SQLException: DERBY SQL error: SQLCODE: -1, SQLSTATE: 08006, SQLERRMC: Database 'NFE2' shutdown.
    at org.apache.derby.client.am.SQLExceptionFactory.getSQLException(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.am.SqlException.getSQLException(Unknown Source)
    at org.apache.derby.jdbc.ClientDriver.connect(Unknown Source)
    at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
    at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.dao.BackupRestoreDAO.encerrarBD(BackupRestoreDAO.java:51)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.BackupBusiness.executarRestore(BackupBusiness.java:153)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.BackupBusiness$$EnhancerByCGLIB$$3a31acc4.CGLIB$executarRestore$0()
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.BackupBusiness$$EnhancerByCGLIB$$3a31acc4$$FastClassByCGLIB$$c0b0f7b4.invoke()
    at net.sf.cglib.proxy.MethodProxy.invokeSuper(MethodProxy.java:167)
    at br.gov.sp.fazenda.dsge.model.dao.util.DSGEDAOInterceptorHelper.intercept(DSGEDAOInterceptorHelper.java:66)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.BackupBusiness$$EnhancerByCGLIB$$3a31acc4.executarRestore()
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.facade.SistemaFacade.executarRestore(SistemaFacade.java:57)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.controller.RestoreController$2.doInBackground(RestoreController.java:136)
    at javax.swing.SwingWorker$1.call(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.FutureTask$Sync.innerRun(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.FutureTask.run(Unknown Source)
    at javax.swing.SwingWorker.run(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor.runWorker(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.run(Unknown Source)
    at java.lang.Thread.run(Unknown Source)
    Caused by: org.apache.derby.client.am.SqlException: DERBY SQL error: SQLCODE: -1, SQLSTATE: 08006, SQLERRMC: Database 'NFE2' shutdown.
    at org.apache.derby.client.am.Connection.completeSqlca(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnectionReply.parseRdbAccessFailed(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnectionReply.parseAccessRdbError(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnectionReply.parseACCRDBreply(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnectionReply.readAccessDatabase(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnection.readSecurityCheckAndAccessRdb(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnection.flowSecurityCheckAndAccessRdb(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnection.flowUSRIDONLconnect(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnection.flowConnect(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnection.(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.ClientJDBCObjectFactoryImpl.newNetConnection(Unknown Source)
    ... 19 more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo

      Você tem nos 2 computadores exatamente as mesmas versões do programa emissor e do Java? Use o emissor 2.2.1 e Java 7 update 5. Certifique-se também que nenhuma outra versão do Java está instalada além dessa que eu citei.

      Se mesmo assim você não estiver conseguindo restaurar o backup entre em contato comigo por e-mail que podemos ver outras causas deste problema.

      Mail: aloisiopiresneto@gmail.com

      Excluir
    2. Top..gostei muito direto. Obrigada

      Excluir
  2. Em aplicações não aparece nada para mim.
    Direto do site, acessa normal. Vejo todos os meus dados.

    Mas no atalho que tenho da Erro, não foi possivel ...

    HELP-ME

    ResponderExcluir
  3. Fui em Aplicações e para mim também nao aparece NADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weberth, bom dia!

      Quando não tem no cache do Java é porque precisa instalar de novo no site da sefaz/sp

      http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/download_v2.html

      Excluir
  4. Por Favor, poderia me ajudar ???!!!... Cliquei em exibir, ai abriu essa mesma caixa, com as opções (Recursos, Aplicações, Aplicações detalhadas, Recurso do sistema e etc). E em nenhuma dessas aplicações aparece o Emissor de nfe. ME SOCORRE!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, bom dia.

      Quando não há nenhuma aplicação no cache do Java você deve instalar de novo, ou seja, no site da sefaz/sp clique para instalar o programa da nfe.

      O link para baixar é esse aqui:
      http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/download_v2.html

      Caso queira queira tirar alguma dúvida pode me adicionar no skype: aloisipiresneto.

      Boa sorte!

      Excluir
  5. Olá, sera que alguém pode me ajudar? Estou com a seguinte situação em mãos eu perdi todos os dados do meu emissor como eu faço para restaurar? Já restaurei o windows mesmo assim ñ consigo.. eu preciso localizar o baco de dados que eu perdi.. Pf estou muito desesperado se alguém poder me ajudar ficarei muito grato. Agradeço atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não tinha backup? Caso ainda tenha acesso a máquina antiga copie a pasta c:\database. Nesta pasta estão todos os dados do emissor. Caso não tenha backup a única forma de recuperar as notas é baixando os arquivos xml um por um no site do portal nacional da nfe.

      Excluir
  6. estou com um problema no conhecimento eletronico,que nao abri por causa desse java que foi atualizado.....tem como voltar ao antigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site Old Apps você consegue baixar versões antigas do Java.

      Excluir
  7. eu tenho um programa interno da empresa que usa Firebird. E quando instalamo o sistema da Smallsoft, este sistema não funcionou, por que os dois usam Firebird e não são compatíveis. Precisamos cancelar o Smallsoft. Vc sabe me dizer se o programa do Sebrae é compatível, por ser Derby?

    ResponderExcluir
  8. Resolveu o meu problema. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Agradeço pela ajuda, consegui resolver o problema! 2020

    ResponderExcluir
  10. Resolveu aqui pra mim, muito util obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada! Você me salvou aqui. Seu artigo foi muito útil, claro e direto.

    ResponderExcluir
  12. Olá. Tenho em minha máquina 3 emissores de NFE. Versões: 2.0; 3.1 e 4.10. Fiz o backup de todos eles e cada um gerou um arquivo. Só que agora preciso formatar a minha máquina e não acho mais essas versões antigas para baixar e restaurar o backup em cada uma delas respectivamente. Saberia me dizer se na última versão do emissor ele restaura? Hoje nem uso mais o emissor pois possuo um sistema ERP. É mais mesmo para consultar algum documento caso haja necessidade. Se puder me ajudar, lhe agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Tentei o que vc ensinou acima, mais quando vou clicar no botão de instalar altalhos não vai ele está cinza como resolver

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem