Erro inesperado ao abrir emissor de nf-e após atualização do Java 8.91


Alguns usuários estão relatando um erro no emissor gratuito de nf-e na abertura do sistema. Ao abrir o programa exibe a mensagem de erro: "Ocorreu um erro inesperado".

O problema


Este problema está ocorrendo após a atualização da nova versão do Java 8.91.
Pelo que levantamos junto aos clientes, chegamos a conclusão de que a nova versão do Java é incompatível com o emissor de nf-e do governo.

O erro é grave, impedindo o programa de abrir. Milhares de empresas que usam o programa em todo Brasil podem ficar impedidas de emitir suas notas devido esta falha.     



Nosso serviço de suporte conseguiu solucionar este problema em vários clientes e vamos publicar aqui a solução para todos que desejarem fazer a correção. 


ATENÇÃO: É importante alertar que os procedimentos abaixo descritos envolvem alterações nas configurações do Java no computador e podem afetar o funcionamento do sistema e outros programas instalados.

A solução

A solução consiste em remover a versão do Java que causa o problema e instalar uma versão anterior, aonde o sistema já funcionava sem defeitos. 
Para isso siga os passos abaixo:


1. Acesse o painel de controle do windows.


2. Selecione a opção: Programas e Recursos. 



3. Procure na lista por "Java 8 Update 91". Vamos remover esta versão do Java que causa o erro. Clique para selecioná-lo e escolha a opção "Remover". 




















Logo em seguida, será exibida uma janela de confirmação. Clique no botão "Sim" para confirmar a desinstalação do Java. Aguarde o final da desinstalação.


4. Faça o download de uma versão anterior do Java. 



Aqui no suporte estamos usando a versão 8.66 sem problemas, mas você pode optar por outra, caso tenha certeza que ela já funcionou com o emissor de nf-e sem problemas. 

Link para baixar o Java recomendado:


5. Instalando o Java 8 Update 66 no computador.

Ao final do download o arquivo será baixado para o computador e deverá ser executado para que o java seja instalado. Basta clicar em instalar e avançar. 


Se tudo correr bem, o Java exibirá esta mensagem ao final informando que a instalação ocorreu normalmente.

Ao final do processo o Java 8.66 estará instalado e o emissor gratuito de nf-e deverá funcionar normalmente. Lembre-se de não atualizar o java enquanto a Sefaz não fizer a correção desta falha, o que pode demorar algum tempo. 

Alguns sites de bancos exigem o uso da versão mais atual do Java. Isso pode causar um certo problema, caso use no mesmo PC bancos e emissor de nf-e.

Espero ter ajudado!


Contato para solicitar suporte: suportenfe10@gmail.com

Por Aloisio Pires
Equipe de Suporte








  

4 Comentários

  1. Boa tarde! Estou com um problema em um cliente. A cliente está precisando fazer umas cartas de correções usando o emissor NFe. Só que, depois de digitar o que precisa na carta e na hora de enviar, ele faz as verificações pra achar o certificado, é colocado a senha e depois de tudo ele apresenta esse mesmo erro. "Ocorreu um erro inesperado." Será que usando esse chava e por ela está utilizando a versao 3.10, será que esse erro vai ser corrigido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. A versão 3.10 da nf-e foi desativada há algum tempo. Atualmente só está em vigor a versão 4. Não há como fazer mais nada na versão antiga.

      Excluir
  2. Versão da Aplicação: 4.01_b029 (16/01/2020)
    Sistema Operacional: Windows 10 - (10.0) - 64 Bits
    Java: 1.8.0_66 - 32 Bits

    Versão do banco de dados - nullv
    fiz todo o procedimento e ainda continua o erro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Conseguiu resolver o problema?
      Estou com essa mesma dificuldade.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem