Java 7 causa problemas no Programa Emissor da NFe


A versão 7 do Java possui melhorias importantes principalmente no que diz respeito a segurança. Teoricamente a nova versão mantém compatibilidade com as versões anteriores e os programas não deveriam apresentar problemas ao atualizar a versão, entretanto muitos usuários tem relatado problemas no programa emissor de nfe do governo.






Para entender melhor o problema e encontrar um solução para os usuários fiz alguns testes com a nova versão do Java 7 Update 4. Os problemas apareceram logo na configuração do certificado. Ao selecionar a opção Utilizar certificados via Aplicativo e clicar no botão Incluir, a janela que se abre apresenta problemas na visualização das pastas e arquivos no disco. O resultado disso é que, pelo menos nos meus testes, não consegui selecionar um certificado para trabalhar com o sistema.

Após várias tentativas frustradas a única coisa que resolveu o problema foi desinstalar a nova versão 7 do Java e instalar novamente a versão anterior, Java 6 Update 32 que funcionava sem problemas.
No momento de baixar o Java no site percebemos que por padrão agora sempre o link principal baixa a versão 7 que é a mais recente. Para conseguir o instalador da versão 6 temos que acessar um outro endereço: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jre-6u32-downloads-1594646.html

Nesse momento muita atenção para a escolha da versão a ser baixada pois existem versões para 32 e 64 bits para Windows e também para outros sistemas operacionais. Se você utiliza Windows e não tem certeza se o seu equipamento é 32 ou 64 bits escolha a opção Windows x86 Online (32-bit).

Após instalar a versão 6 Update 32 do Java a configuração de certificados do programa volta a funcionar corretamente. Não sabemos quando será liberada uma correção para este problema de incompatibilidade do programa emissor da nfe com a nova versão do Java. Nossa equipe já enviou mensagem a Sefaz/SP que foi quem desenvolveu o programa para que trabalhem em cima disso. 



Por enquanto os usuários que tiveram problemas com a versão 7 do Java podem tentar a solução descrita acima.

199 Comentários

  1. muito obrigado aloisio, eu tambem estou com o mesmo problema, inclusive na hora de importar os clientes, produtos, transportadora o filtro impede a selecao liberando apenas os dados do emitente. eu tambem adotei a mesma solucao, ou seja, abaixei a versao anterior a 7. estarei enviando estes problemas relatados ao sefaz. att. rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ter ajudado Rodrigo!

    Infelizmente só podemos esperar que o governo providencie uma solução para o problema.

    Desde que detectei esta falha no programa sempre verifico se houve atualizações no site da sefaz mas até agora nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Aloisio,

      Estou tendo o mesmo problema ou seja não consigo visualizar nenhum arquivo de backup feito no momento que preciso fazer a restauração do mesmo. O java 7 realmente está causando este problema. Será que os donos da bola vão solucionar logo esse problema?

      Excluir
    2. O problema não é do Java 7 e sim o Emissor de notas do governo que é incompatível com o novo Java. Por isso enquanto não consertarem o problema a única solução é instalar o Java 6.32 novamente, desinstalando o Java 7 antes .

      Excluir
    3. Aloisio !!! estou muito agradecida pelo seu post. Há dois dias estou ligando no 0800 170 110 da Secretaria, e nada!! foram intermináveis tentativas e horas de espera até que encontrei seu Blog.(estava quase louca) sua recomendação está perfeita, instalei o Java 6u32 e voltou a funcionar, nem acredito!! Muito Muito Obrigada, sua iniciativa foi fantástica.

      Excluir
    4. Muito obrigada Aloisio!! Você salvou a minha empresa! Já havia ligado para o Certificado Digital, feito vários testes, enviado vários e-mails para a Secretaria da Fazenda e nada.
      São pessoas solícitas e desprendidas como você que o nosso Brasil precisa.
      Grande abraço!!
      Cláudia

      Excluir
    5. Boa noite
      sabe me dizer se o cte gratuito roda no Windows 8

      Excluir
    6. Tanto o Emissor de NFe quando o CTe rodam no Windows 8.

      Excluir
    7. Aloisio, achei uma solução! Instalei a versão 6 do java e coloque o arquivo javaws, executar com ele, feito isso, o emissor rodou bonitinho e fiquei com os 2 java instalados!

      Excluir
  3. Muito Grato Mesmo!!!

    Tinha notado este problema... o Internet Explorer não detecta como instalado o Java 7 para poder instalar o Emissor de NF-e. Porém outro navegadores ele reconhece... porém o programa não funciona legal...

    Agora sim. Removi o JAVA 7 e coloquei o JAVA 6 e funcionou legal!

    Muito Grato Mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Tive um cliente com o Banco de Dados do emissor corrompido depois de atualizar o java para a versão 7 update 4, não tenho certeza, mas fiquei desconfiado que foi o java o causador.

    ResponderExcluir
  5. Colegas, boa noite!!!

    Tento acessar o sistema e o mesmo dá um erro "não é possível inicar o aplicativo" erro: aplicativo não assinado solicitando acesso ilimitado ao sistema

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde é o mesmo que acontece comigo, aplicativo não asinado solicitando acesso ilimitado ao sistema.
    e nada ....

    ResponderExcluir
  7. Bom dia

    Tentem desinstalar o Java 7 e instalar de novo o Java 6.32 provavelmente funcionará.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, é que ontem salvei uma nota mas não completei ela toda e agora o programa não abre ela, e se fizer outro vai direto pra outro numero , tem problema de pular algum numero?

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado Aloisio, salvou o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Você pode pular um número de nota ou vários mas é obrigado a informar isso a Sefaz através do procedimento Inutilizar Numeração que está disponível no programa.

    ResponderExcluir
  11. Caralho cara, me ajudou!!!

    ResponderExcluir
  12. Perfeito, salvou minha pele. Muito obrigado.
    Cleber

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, estou com o mesmo problema do colega acima

    "Anônimo18 de junho de 2012 16:02

    Colegas, boa noite!!!

    Tento acessar o sistema e o mesmo dá um erro "não é possível inicar o aplicativo" erro: aplicativo não assinado solicitando acesso ilimitado ao sistema"
    Detalhe desinstalei o 7 e o 6, re-instalei o 6 e quando abro o programa aparece o logo do Java 7 e depois a msg: não é possível inicar o aplicativo" erro: aplicativo não assinado solicitando acesso ilimitado ao sistema.

    Alguém tem alguma ideia?

    Obg

    ResponderExcluir
  14. OLA, isso aconteceu comigo hoje: 27/06/12 e pior estava com a java 6.0.330 - isso ocorreu hoje depois da atualização automatica da sefaz no proprio emissor gratuito. Não tem como arrumar, vou tentar alterar o java pra ver o q rola. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  15. Olá....também não consigo abrir o emissor gratuito....já desinstalei e reinstalei versões antigas e nova do Java e nada até agora....alguém conseguiu resolver este problema???
    Maíra

    ResponderExcluir
  16. Tambem segui as orientações aqui e não esta dando certo, alguem tem alguma observação a fazer ?
    Obrigado,
    Felipe

    ResponderExcluir
  17. Amigos companheiros e sofredores hj passei pelo mesmo erro não é possível inicar o aplicativo" erro: aplicativo não assinado solicitando acesso ilimitado ao sistema .. e graçassss a deus consegui resolver com a ajuda descrita acima .. ou seja desinstalei todos os java e reinstalei o 6 pois foi com a atualização do 7 que tive problemas .. agora como os programadores do sistema gratuito NÃO CONSEGUEM RESOLVER ESTA INCOPATIBILIDADE entre a atualização do java 7 e o programa que necessita deste aplicativo para funcionar .. alguem pode me explicar ENTÃO NUNCA MAIS EU VOU PODER ATUALIZAR O JAVA SE QUIZER QUE MEU PROGRAMA GRATUITO RODE .. é o fimmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Emissor Gratuito é como hospital público: é de graça mas você sofre! Cada vez que precisa você não sabe se ele vai funcionar ou vai dar erro! E se der erro você tem que se virar pois o suporte deles é horrível!

      Criei esse blog para ajudar as pessoas com os erros mais comuns que o programa gratuito apresenta, e olha que são muitos!

      Excluir
  18. Ahahahaha, ja suspeitava. Essas atualizações do Java sempre dão problema. Fiz backup ontem a tarde, e mandei atualisar, dito e feito. O programa nem inicia. Graças ao Blog do querido amigo aqui, vou espero resolver a situação agora. Abraços.!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Aloisio, mesmo após desistalar o java e instalar a versão 6.32 o problema persiste. Notei que quando entro no site da nfe para fazer download do emissor ele fala que meu java está desatualizado e não dei eu instalar o emissor enquanto eu não atualizar o java para a versão 7. Sabe de algo que possa fazer?? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor!

      Tente isso: Feche o navegador e abra novamente pois ele só detecta a instalação do java no carregamento da página.

      Lembrando que é sempre recomendável fazer um backup antes de qualquer coisa. Já vi muita gente perdendo todos os dados depois de uma atualização ou reinstalação.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. ... Vai ver que a verba pública destinada ao desenvolvimento desse emissor foi desviada por algum político safado e foi parar em alguma cueca por ai...

      Excluir
  20. Resumindo, o programa da NFE É A CARA DO GOVERNO.

    ResponderExcluir
  21. Pois é galera, estamos aqui com o mesmo problema. Já desinstalei o java 7, reinstalei o 6 e nada!!!
    Daí, fui ao site da receita tentar baixar o emissor novamente. Mas a mensagem continua aparecendo!!!
    "não é possível iniciar o aplicativo" erro: aplicativo não assinado solicitando acesso ilimitado ao sistema.
    Na dúvida, tirei de Java deee novo, pra tentar baixar tudo novamente do zero... Mas continua a mesma coisa...
    Alguém conseguiu resolver o problema de alguma outra maneira? Socorro!

    ResponderExcluir
  22. Gentee, socorro! já segui todas as dicas e nada!!! só aparece o java como se estivesse carregando e a mesma mensagem!!! o QUE FAREMOS?
    Bárbara

    ResponderExcluir
  23. Oi Barbara

    Você tinha backup?

    Se não tinha você pode fazer uma cópia da pasta C:\database para um pen-drive ou outro local. É nesta pasta que o programa guarda seus dados.

    1. Desinstale todas as versões do java que tiver em seu computador através do painel de controle > adicionar ou remover programas. Quando se instala uma nova versão as vezes o java anterior permanece e pode causar problemas duas versões ao mesmo tempo.

    2. Reinicie o computador.

    3. Feito isso entre no site a sefaz para baixar o programa. Ele vai avisar que precisa baixar o java aí vc clica para baixar no site que ele abre. Terminada a instalação do java pode ser que o navegador não reconheça que o java está instalado se isto acontecer feche o navegador e abra novamente, se mesmo assim não reconhecer reinicie o computador.

    4. No site da sefaz clique para baixar o programa da nfe versão de produção. Neste momento se o download travar clique no link novamente, normalmente ele continua de onde parou.

    5. Tente restaurar seu backup pela opção normal no programa. Caso tenha apenas copiado a pasta database para outro local vc deve copiar esta pasta por cima da pasta vazia que a instalação criou no c:\database. Isso deve ser feito com o programa fechado.

    Espero que te ajude isso.

    ResponderExcluir
  24. Já tive INUMEROS problemas com esse emissor de nota fiscal eletrônica, travamentos, erros... seja por esse bendito JAVA DOS INFERNOS, seja pelo próprio emissor, que alias mesmo quando está funcionando 100% é uma PORC**IA também!!! Alguem descorda? Agora mais esse...

    ... Vai ver que a verba pública destinada ao desenvolvimento desse emissor foi desviada por algum político safado e foi parar em alguma cueca por ai...

    ResponderExcluir
  25. Olá Aloísio, estava coim o mesmo problema, fiz o q vc falou e deu cert, só que continua aparecendo a mensagem - Não é possível iniciar o aplicativo - junto com a janela NFe. O que posso fazer?
    Izabela

    ResponderExcluir
  26. Olá Aloísio, na vdd não fiz backup não. Assim que atualizou o Java, sumiu o emissor. Daí, lendo aqui as explicãções, só mesmo tirei todas as versões que tinha do java e baixei o indicado. Qdo vou ao site, aparece que o Java está correto, mas ao clicar no link para baixá-lo, aparece o mesmo aviso de que não é possivel iniciar o aplicativo. Até sexta, tava funcionando normalmente! tenho Wind 7, Internet exp 9 (64bits). Ou seja, nem tirando tudinho e começando do zero, não resolveu! Agora n consigo nem baixar o emissor novamente!! :(
    Bárbara

    ResponderExcluir
  27. Olá Bárbara

    O seu caso parece ser mais complicado. Normalmente o procedimento do vídeo já resolve tudo. Pode ter algum bloqueio na rede, antivírus ou firewall travando o processo.

    ResponderExcluir
  28. Olá mais uma vez Aloísio.
    Enviei um email para sefaz, e me passaram um passo a passo.
    Após fazer, consegui baixar o emissor, que ao abrir travou. Atraves do gerenciador de tarefas, consegui fechá-lo, e logo em seguida ele abriu sozinho, como estava na semana passada, bem como com todos os cadastros,certificado e NFe emitidas anteriormente! Achei que ao baixar, ele estaria em branco, tendo que importar ou cadastrar tudo novamente! mas ele simplesmente abriu do nada, igualzinho estado anterior!! N entendi nadinha... Pelo menos ta funcionando... Ja emiti, assinei e transmiti NFe sem nenhum problema.. aa e com o java 7!
    Vou deixar aqui a instrução que ele me passou, lembrando que não sei se é o que deve ser feito por todos... pro meu problema resolveu! Derrepente a partir disso, outyras pessoas tammbém consigam resolver. Agradeço pela atenção e o esforço em me socorrer. Bjos a todos e boa sorte pra galera que ainda tá na luta! Espero que consigam!! Bárbara ------------------------------------------------
    recomendamos desinstalar através do procedimento abaixo e reinstalar o software.

    1) Ir no Painel de Controle e clicar em Java;

    2) Clicar no botão ”Exibir” dentro da aba ”Geral”;

    3) Selecionar "Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) 2.0- Versao Teste" e "Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)2.0” e clicar no “X” para apagá-los.

    - Como última opção, recomendamos desinstalar o software, limpar a área de cache do JAVA através do procedimento abaixo, e reinstalar o Emissor NF-e novamente:

    1) Entrar no Painel de Controle, Java;

    2) Clicar em “Exibir” na aba “Geral”;

    3) Em “Mostrar”, selecionar Recursos;

    4) Selecionar todos os itens de Recursos e clicar no “X” para apagá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você conseguiu, fico feliz!

      Não sei se você reparou mas esse passo a passo que a Sefaz te passou é exatamente o que eu faço no vídeo.

      Excluir
    2. Áin, sério? eu não vi o vídeo!! fiquei presa aqui seguindo toda a instrução que era postada!!! Eu sou mto sonsa com essas coisas... aff! Se tivesse visto seu video, teria resolvido ontem mesmo! hoje desinstalei tudinho de novo, e instalei novamente.. inclusive o Java 7...
      de qquer forma, agradeço pois sem ajuda nos procedimentos anteriores, não teria conseguido resolver tb! bjinhoOos.
      Bárbara

      Excluir
  29. mt obrigada Aloisio, segui o passo a passo e desinstalei o java 7 e instalei o java 6 ficou dando erro de caminho apareceu a opção de corrigir e resolveu. esta abrindo o nfe normalmente. Nossa estava desesperada não sabia o que fazer todo mundo que falava não tinha nem ideia do que fazer. só não consigo mais visualizar o java como ícone no painel de controle. valeu mesmo forte abraço Roberta

    ResponderExcluir
  30. Prezados,
    Estou com o seguinte problema: qdo tento importar os arquivos em txt. aparece uma msg dizendo que o arquivo ñ é txt. Como a SW da NFE estava no Windows XP, fiz um backup dos arquivos de clientes, produtos e da base de dados mas ñ funciona, sempre aparece o erro descrito acima. Estou instalando no windows 7 ultimate com java 7, podem me ajudar????

    ResponderExcluir
  31. Olá Leonardo

    O emissor tem a opção de exportar os cadastros em txt e xml verifique se está utilizando a opção correta. Caso o programa esteja realmente rejeitando os seus txt's e/ou backup tente o seguinte:

    1. Desinstale o Java 7 pelo painel de controle.

    2. Instale o Java 6.32 depois instale o emissor.

    3. Tente recuperar seu backup e arquivos.

    O problema todo é a questão da atualização das versões parece que os dados gerados numa versão só recuperam na mesma versão.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloisio, vou tentar fazer isso... o problema é q utilizo mto o java 7... mas mto obrigado vou tentar...

      Excluir
  32. AMIGO PRECISO MUITO DE AJUDA, NÃO CONSIGO ADICIONAR CERTIFICADOS VIA BUSCA AUTOMÁTICA, PRECISO TIRAR 6 NOTAS PRA AMANHÃ... SE ALGUEM PODE ME AJUDAR POR FAVOR MATHEUS_DBJ@HOTMAIL.COM.

    ResponderExcluir
  33. ainda posso emitir notas pela versão 2.0?

    ResponderExcluir
  34. Somente deve ser utilizada a versão 2.2.1 pois ela possui as regras atualizadas, inclusive a carta de correção eletrônica.

    ResponderExcluir
  35. Amigo
    Veja se consegue me ajudar. Crio os arquivos de backup na máquina que normalmente emito as notas. Na criação, aparece a msg que o arquivo foi criado com sucesso.
    Gravo este arquivo no Pen Drive e quando tento restaurar este arquivo em outra máquina, aparece a msg: "OCORREU UM ERRO INESPERADO". Com isso, não consigo restaurar o arquivo de Backup.
    O que fazer?!
    Se puder me ajudar, agradeço muito.
    Obrigado
    baltha1@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você conseguiu resposta para este problema? também tenho o mesmo com a restauração em outra máquina... grato

      Excluir
    2. As duas máquinas devem estar com a mesma configuração para o backup de uma ser lido na outra, ou seja, instale a mesma versão do Java e do programa emissor que o backup restaura sem problemas.

      Excluir
  36. Boa noite!
    Eu me desesperei quando não conseguia abrir o emissor, até que achei teu blog e fiz conforme tua explicação.
    Deus te abençoe muito.
    T+,
    Júnior.

    ResponderExcluir
  37. Obrigadaaaaaaaaaaaaa! Voce me salvou, não instalava de novo, não efetuava restore.
    Desintaslei o java 7, deixei o 6,3, fiz o procedimento no painel de controle/java/sobre/exibir/ deletei o arquivo.
    reinstalei o programa e beleza!!!!!!!!! Voltou o backup.

    Agradeço e que Deus te abençoe por este maravilhoso blog.

    ResponderExcluir
  38. COMO FAÇO PARA ENVIAR O MEU CERTIFICADO PRA OUTRO HD, PRECISO TROCAR MEU HD URGENTE, MAS TENHO MEDO DE DAR PROBLEMA.

    ResponderExcluir
  39. Se seu certificado for do tipo A1 copie o arquivo geralmente terminação .pfx para outro computador e clique com botão direito para instalar, lembrando que é necessário a senha do mesmo.

    Para certificados do tipo A3 você deverá instalar os drivers do equipamento, entre no site do fornecedor do seus certificado e baixe os arquivos lá e instale. O certificado em si neste caso está gravado no cartão ou token.

    O ideal é que você procure um técnico para realizar estes procedimentos.

    ResponderExcluir
  40. PRECISO DE AJUDA, FORMATEI O MEU COMPUTADOR E PEDI PARA O TECNICO FAZER O BACKUP, PORÉM ELE NÃO FEZ E EU PERDI TUDO. AGORA EU INSTALEI NOVAMENTE O PROGRAMA MAS NÃO CONSIGO ADICIONAR CERTIFICADO A3 VIA BUSCA AUTOMÁTICA, O PROGRAMA NÃO ESTA VISUALIZADO O CERTIFICADO, COMO POSSO FAZER ISSO MANUALMENTE OU FAZER COM QUE ELE RECONHEÇA NOVAMENTE?
    ATT,
    JUNIOR

    ResponderExcluir
  41. Olá Júnior

    Eu recomendo que você faça a instalação do teu certificado A3 utilizando o instalador fornecido pelo fornecedor do teu certificado. São muitos os fornecedores de certificado e cada um deles tem um procedimento para instalar.

    Normalmente o instalador instala os drivers do equipamento na sua máquina, esse equipamento pode ser uma leitora de cartão ou um token, e configura um programa que vai gerenciar o acesso ao certificado.

    Na minha opinião o problema pode estar na instalação do teu certificado.

    Você pode confirmar isso fazendo o seguinte:

    1. Verifique se a luz da leitora de cartão permanece sempre acesa ou fica piscando. O correto é que ela esteja sempre acesa.

    2. Acesse o site do e-cac da receita federal. Esse site tem acesso restrito somente via certificado digital, então se você conseguir acessá-lo ou não já vai te indicar se o problema é com o programa da sefaz ou com a instalação do teu certificado mesmo.

    Faça isso e poste aqui pra gente analisar.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  42. Muito Obrigado !!!! nem sempre as atualização resolve. valeuuu

    ResponderExcluir
  43. Me parece ser um problema de certificado.

    Aqui vai um conselho a todos: certificados A3 dão muito problema. Tem que instalar os drivers da leitora ou token, as vezes tem que instalar um gerenciador dependendo do fornecedor e modelo muda tudo. Eu mesmo já perdi um dia inteiro tentando instalar um certificado A3 num cliente. As vezes não instala de jeito nenhum só formatando!

    Na próxima vez optem por certificado A1 instala com um clique, não precisa de driver de nada, você pode levar no pen drive instalar em casa, no notebook, no contador, na tua sogra ... rs, é bem mais prático. Entretanto A1 tem que renovar todo ano.

    Pensem nisso!

    ResponderExcluir
  44. Urgente , criamos um bkp dos arquivos do Emissor de NFE , e formatamos a máquina , porém não estou conseguindo restaurá-lo..
    alguém ajuda ?


    DERBY SQL error: SQLCODE: -1, SQLSTATE: 08006, SQLERRMC: Database 'NFE2' shutdown.
    java.sql.SQLException: DERBY SQL error: SQLCODE: -1, SQLSTATE: 08006, SQLERRMC: Database 'NFE2' shutdown.
    at org.apache.derby.client.am.SQLExceptionFactory.getSQLException(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.am.SqlException.getSQLException(Unknown Source)
    at org.apache.derby.jdbc.ClientDriver.connect(Unknown Source)
    at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
    at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.dao.BackupRestoreDAO.encerrarBD(BackupRestoreDAO.java:51)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.BackupBusiness.executarRestore(BackupBusiness.java:153)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.BackupBusiness$$EnhancerByCGLIB$$cca3f073.CGLIB$executarRestore$1()
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.BackupBusiness$$EnhancerByCGLIB$$cca3f073$$FastClassByCGLIB$$f35274ad.invoke()
    at net.sf.cglib.proxy.MethodProxy.invokeSuper(MethodProxy.java:167)
    at br.gov.sp.fazenda.dsge.model.dao.util.DSGEDAOInterceptorHelper.intercept(DSGEDAOInterceptorHelper.java:66)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.BackupBusiness$$EnhancerByCGLIB$$cca3f073.executarRestore()
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.facade.SistemaFacade.executarRestore(SistemaFacade.java:57)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.controller.RestoreController$2.doInBackground(RestoreController.java:136)
    at javax.swing.SwingWorker$1.call(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.FutureTask$Sync.innerRun(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.FutureTask.run(Unknown Source)
    at javax.swing.SwingWorker.run(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor.runWorker(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.run(Unknown Source)
    at java.lang.Thread.run(Unknown Source)
    Caused by: org.apache.derby.client.am.SqlException: DERBY SQL error: SQLCODE: -1, SQLSTATE: 08006, SQLERRMC: Database 'NFE2' shutdown.
    at org.apache.derby.client.am.Connection.completeSqlca(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnectionReply.parseRdbAccessFailed(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnectionReply.parseAccessRdbError(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnectionReply.parseACCRDBreply(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnectionReply.readAccessDatabase(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnection.readSecurityCheckAndAccessRdb(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnection.flowSecurityCheckAndAccessRdb(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnection.flowUSRIDONLconnect(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnection.flowConnect(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.NetConnection.(Unknown Source)
    at org.apache.derby.client.net.ClientJDBCObjectFactoryImpl.newNetConnection(Unknown Source)
    ... 19 more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno

      O backup só restaura se as versões de Java e Emissor forem iguais as que existiam na época em que você fez o backup.

      Se não sabe qual versão do Java tinha na época instale a versão 6.32, somente essa versão deve estar instalada no computador. Se houver ouras remova pelo painel de controle. O Emissor deve ser o 2.2.1 que é a versão atual.

      Boa sorte!

      Excluir
  45. Meu nome é Juliano sou certificado Microsoft e a solução que encontrei é quando for instalar o Java 7, não execute, salve-o na máquina, após clique 2 vezes para executá-lo e ele irá pedir se deseja alterar a pasta de destino (instalação), altere a pasta depois desinstale e instale novamente o gerenciador de notas, e funcionará corretamente
    Qualquer dúvida segue meu email julianodelbao@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Tive os mesmo problemas que o pessoal, instalei tudo de volta e estou conseguindo emitir nota, so que meu backup nao funciona. perdi produto e clientes cadastrados e nao vou conseguir fazer o relatorio gerencial do mes de agosto. resumindo meu chefe quer a minha cabeça e provavelmente vou perde meu emprego. ja que ele acha que a culpa é toda minha. tenho salvo num backup antigo a pasta database mas estou com medo de cola por cima e perde o que ja consegui arruma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cactos

      O backup só restaura na mesma versão em que foi criado. Caso não esteja conseguindo posso tentar restaurar pra você. Se desejar me envie o arquivo de backup por e-mail: aloisiopiresneto@gmail.com

      Excluir
  47. Fiz o downgrade pra versão anterior do Java aqui e deu certo.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DJ

      Realmente algumas vezes só funciona voltando pra versões antigas do Java como por exemplo a 6.32. O problema é que os sistemas dos bancos quando estão instalados junto no mesmo computador forçam a atualização do Java.

      Excluir
  48. Olá, boa tarde. Após conseguir emitir minha primeira NF-e pedi para fechar o programa e apareceu a advertência para fazer o backup. Concordei mas só que para isso o programa se fecha e temos que ter o retrabalho de iniciá-lo de novo. Nesse momento o Java atualizou para a versão 6.35 e fiquei sem acesso ao programa.
    Tive que reinstalar o programa que rodou normal, inclusive recuperou todos os dados cadastrais. No entanto, como não tive oportunidade de salvar backup da NF-e, gostaria de saber como reavê-la para o meu acervo no repositório que criei externo ao programa? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde!

      O backup sempre deve ser feito através da opção Backup disponível dentro do programa. Em último caso se o programa não está abrindo você pode fazer uma cópia da pasta c:\database e depois restaure esta pasta quando reinstalar.

      Se você não fez backup e perdeu os dados da nota pode importar o arquivo xml (se você tiver salvo) através da opção importar arquivos.

      A exportação para xml está disponível na tela da nota fiscal basta selecionar as notas autorizadas e clicar em exportar.

      Excluir
  49. Olá. Fiz o backup normalmente como sempre faço, pois uso uma máquina com o Windows 7 e outra com o XP. Nunca tive problemas, mas comprei outro computador e neste o backup não funcionou. Observei que as máquinas que eu usava eram 32 bits e essa nova é 64 bits. Será que pode ser isso? Pois, nas outras duas continua funcionando normalmente.
    Outra coisa, ainda uso a versão 2.0. Será que terei problemas em atualizar para a 2.2.2? Os backups antigos funcionarão? Se não, como faço?
    Obrigado, Armando.

    ResponderExcluir
  50. Olá Armando.

    Backup entre versões diferentes do emissor costuma não funcionar. Tente atualizar para a versão 2.2.2. Normalmente o programa preserva os dados mas é sempre bom fazer backup antes! Depois disso tente restaurar na máquina nova que deve também estar com a versão 2.2.2. Eu recomendaria instalar o Java 32 bits mesmo sendo uma máquina de 64 bits. Veja se dá certo assim, ok?

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Aloisio, estou com o seguinte problema.
    Quando executo o emissor de NF-e abre a seguinte janela: "O Java encontrou componentes da aplicação que poderiam indicar um problema de segurança".
    E me da a opção de bloquear ou não a execução, quando clico em não executar, aparece a mensagem " ocorreu em erro inesperado", o programa da NF-e abre mas sem dados, eu posso executar o programa ou tenho que instalar a versão anterior do java também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel

      Tente executar cadastrar algo e veja se vai gravar direitinho sem dar erro. Se esta mensagem continuar aparecendo você pode tentar atuaizar o Java para o 7 Update 7. O Java recentemente recebeu grandes atualizações de segurança. É recomendável utilizar a última versão disponível a não ser que haja problemas de compatibilidade, nesse caso pra funcionar recomenda-se voltar e instalar o Java 6.35.

      Sempre faça backup antes de atualizar pois as vezes podem ocorrer erros.

      Excluir
  52. Eu faço o seguinte: o backup anterior que eu tinha feito na versao java 6.0 descompacto e substituo a pasta "NFE" pela que está na pasta database na unidade "C".

    ResponderExcluir
  53. Atualizei o java e meu emissor não abre mais!aparece rapidamente uma tela preta de erro e some...fui nas aplicações java e ...o Java Sumiu!em outras vezes sumiu o icone do emissor,dessa não sumiu....mas o java evaporou.o que posso fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinstale o Java e o Emissor. Talvez a instalação do seu Java esteja danificada.

      Excluir
  54. Boa noite

    preciso de um socorro, acabei de comprar uma maquina nova e veio com o Windows 8, estou tentando fazer o dowload do emissor de nfe e não consigo, ele não consegue detectar a instalação do java... O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feche o navegador e abra novamente se não der certo reinicie o computador.

      Excluir
    2. Já tentei fazer isso, e continua aparecendo a informação que não tem o java instalado... já desinstalei e instalei novamente e a mesma coisa, entro no site pra baixar o emissor e aparece:
      Seu sistema foi checado por este navegador e foi verificado que o Java NÃO está instalado/habilitado.
      Para executar o aplicativo Emissor NF-e corretamente você precisa da versão 1,6,0_10 ou mais recente do Java JRE.
      Clique aqui para instalar a última versão do Java JRE.

      Excluir
    3. Estou com o mesmo problema desse usuário. Alguém já conseguiu fazer funcionar ? Já instalei a versão anterior do java e desinstalei a versão 7, mas não funcionou.

      Excluir
    4. Eu também estou tendo o mesmo problema algum tem a solução? please

      Excluir
  55. Olá Aloisio!

    Boa tarde!

    Por favor, abri esta manhã o emissor gratuito normalmente. Porém, fui tentar abri-lo agora e não abre mais.

    Estou trabalhando no mesmo computador que sempre trabalhei, com o windows 7. Lendo suas orientações aqui, desinstalei a versão 7 do JAVA que encontrei instalada, acredito que foi em uma das atualizações automáticas do próprio emissor. Clico no link do emissor, fica carregando a tela java 6, que sempre icou, mas não abre. E não aparece mensagem nenhuma.

    Você poderia me ajudar?

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos estados tiveram problemas técnicos hoje inclusive São Paulo. Talvez esse erro pode ter como causa o problema na Sefaz/SP, pois como sabemos, ao iniciar o Emissor consulta se há atualizações. Caso o problema persista me envie e-mail com detalhes do problema que te ajudo. aloisiopiresneto@gmail.com

      Boa sorte!

      Excluir
  56. SEFAZ SP está com problemas técnicos e o emissor "rodou" junto. Aguardemos...

    ResponderExcluir
  57. Entendi, você conseguiu esta informação junto à SEFAZ de que o emissor estava com problemas. Ainda não cheguei a desinstalar o JAVA 6 e instalar novamente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  58. Sim, lá no "home" da NFe-SP, mas acabaram de corrigir o problema. Já está operacional, apenas demora bastante pra atualizar. Se der erro, tente abrir novamente

    ResponderExcluir
  59. Alguem já conseguiu baixar o emissor de NFe no Windows 8?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo alguns testes com o novo Windows 8. Dentro de algum tempo vou publicar aqui os resultados.

      Excluir
    2. Estou aguardando ansiosamente!!!!

      Excluir
    3. também to no aguardo, tava quase louco tentando instalar aqui

      Excluir
  60. Olá amigos,

    Estou com problemas no java, ele atualizou para a versão 7 daí sumiu o ícone do NFe, desinstalei o java e instalei a versão 6 porém o programa não está carregando, tentei baixar no site Sefaz nem está fazendo download alguém está com o mesmo problema?

    abs.

    ResponderExcluir
  61. Oi, eu tiro notas regulares com o programa, hoje dia 11.11 meu programa apareceu uma mensagem de erro: "Ocorreu um erro inesperado!" Detalhes: Erro ao criar base de dados
    java.lang.NullPointerException
    at br.gov.sp.fazenda.dsge.model.dao.util.DSGEDAOHelper.currentSession(DSGEDAOHelper.java:103)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.dao.ControleVersaoDAO.executarScript(ControleVersaoDAO.java:31)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.ControleVersaoBusiness.a(ControleVersaoBusiness.java:42)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.ControleVersaoBusiness.verificarVersao(ControleVersaoBusiness.java:27)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.facade.SistemaFacade.verificarVersao(SistemaFacade.java:83)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.controller.DSENSystemController.b(DSENSystemController.java:92)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.controller.DSENSystemController.execAfterStartApp(DSENSystemController.java:66)
    at br.gov.sp.fazenda.dsge.controller.DSGESystemController.startApp(DSGESystemController.java:118)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.view.DSENDesktop$1.run(DSENDesktop.java:116)

    Não sei o que fazer, utilizo meu ponto de restauração? Não posso de maneira nenhuma perder os arquivos xml das notas que estão neste programa, já que não tenho salva as do mês de novembro. Se eu baixar de novo o programa os arquivos são mantidos? Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erro do server deles, acredito que já tenha voltado ao normal.

      Excluir
  62. E o emissor de NFe no Windows 8? É possível implantar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dstou fazendo alguns testes aqui com o novo windows e brevemente vou postar os resultados.

      Excluir
  63. na hoara que eu vou abrir o emissor da uma erro do java(tm)web start 10.9.2.05-fcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser antívirus, uma vez tive problema com o comodo internet security, não abria o java.

      Excluir
  64. estou com um problema to com o emissor em uma maquina nova e ja instalei o java e tudo mais mais qndo vou executar o emissor da a seguinte menssagem nao e possivel acionar a aplicaçao ja reiniciei da desistalei e instalei novamente o emissor e o java ja fiz de tudo e nada ja troquei de maquina e da a mesma coisa me ajudemmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Eu falei sobre isso neste post aqui:

      http://suporteemissornfe.blogspot.com.br/2012/06/erro-nao-e-possivel-acionar-aplicacao.html

      Veja se resolve

      Excluir
  65. estou com um outro problema tambem em uma maquina gera as notas porem qndo clico no botao imprimir ou visualizar a nota nao acontece nada ja reiniciei e ja fiz de tudo e nao da

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com esse mesmo problema. O computador trava quando vou mandar imprimir. Alguém pode ajudar??

      Excluir
    2. Também estou com esse problema, vcs conseguiram resolver? Obrigada.

      Excluir
  66. Preciso instalar o emissor no Windows 8!!! Alguem já conseguiu?

    ResponderExcluir
  67. Problema. O sistema faz tudo certinho só que na hora que mando imprimir o danfe as letras estão saindo maior do que o normal e ímprime faltando um pedaço do danfe, será que está faltando instalar alguma coisa, porque mando imprimir qualquer coisa fora na nfe e imprime certinho. Onde errei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já via algumas pessoas citando esse problema mas não consegui reproduzir este erro no meu sistema aqui para tentar ver uma solução.

      Minha sugestão é: salve como pdf e depois imprima a prtir do pdf, veja se funciona.

      Excluir
    2. No meu isto sempre aconteceu. Acabei me acostumando a salvar em PDF e depois imprimir. Acaba sendo útil armazená-las em uma pasta só de PDF para acesso rápido.

      Excluir
  68. o computador do funanceiro foi formatado sem fazer bakup algum. existe algum programa que ache estes aquivos xml ou a pasata database depois de formatado. Estou precisando enviar as notas emitidas para contabilidade e foi tudo perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu criei um tópico sobre isso aqui no blog. Veja:

      http://suporteemissornfe.blogspot.com.br/2012/12/recuperando-xml-perdido-da-nf-e.html

      Excluir
  69. Bom dia pessoal estou com um problema com a instalação do java pra usar o NFE quando vou baixar o java aparece essa mensagem. download file c:\users\caio\appdata\localLow\sun\java\jre1.7.0_10\java_sp.dll is corrupt.
    Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio

      Tente fazer o seguinte:

      - Clique com o botão direito em cima do instalador do Java (o arquivo .exe) e vá em Propriedades;
      - Clique na aba Compatibilidade;
      - Marque a opção "Executar este programa em modo de compatibilidade";
      - Deixe na opção "Windows XP (Service Pack 3)"

      Estou supondo que vc usa Windows 7

      Forte abraço!

      Excluir
    2. Uso o windows 7 ultimate 64 bits,
      Olá Aloisio, já fiz isso mas não resolveu.
      Aguardo resposta obrigado.

      Excluir
    3. Você está usando Internet Explorer 64 bits? Note que mesmo em máquinas 64 bits é recomendável instalar o Java 32 bits e para instalar o Java e o Emissor use o Internet Explorer que não seja a versão 64 ou outro navegador como Firefox ou Chrome.

      Excluir
    4. Aloisio, ja tentei com o explorer, chrome e firefox, o java 32 e 64 estaum instalados mas naum funciona, continua a mesma mensagem. Você tem outra sugestão?

      Excluir
    5. Se tem duas versões do Java remova a outra. Só deve ter o Java 7 Update 10 32 bits. Qualquer outra versão remova.

      Após remover limpe o cache de programas do Java antes de baixar novamente o programa emissor no site da sefaz/sp.

      Esse procedimento está descrito nesse vídeo que criei:

      http://youtu.be/e_gvmYlCxjY

      Entra lá e vê se dá certo!

      Excluir
  70. o meu problema é que quando vou transmitir a nota para o sefaz da erro no sistema o que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erros no momento de transmitir podem indicar problemas no certificado digital.

      Veja se o teu certificado está funcionando com outros serviços por exemplo o e-cac da receita federal.

      Verifique se o certificado não está expirado.

      Se o certificado estiver ok, tente configurar no emissor gratuito, opção certificados, troque para "acesso via repositório do windows" e tente transmitir sua nota.

      Excluir
  71. olá,

    estou tentando abrir o programa da Nfe e diz "Não é possível acionar a aplicação". Em detalhes, o erro especificado é C:\Users\SEIRI\AppData\LocalLow\Sun\Java\Deployment\cache\6.0\56\40c21ab8-5b513093]

    Por favor, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu criei um post sobre isso aqui no blog:

      http://suporteemissornfe.blogspot.com.br/2012/06/erro-nao-e-possivel-acionar-aplicacao.html

      Copie e cole no navegador ou pesquise os posts de junho/2012, você vai encontrar!

      Excluir
    2. Aloisio, no link que me passou tem o video de instalação da versão 2.2.1. Tenho que desinstalar a 2.0 que tenho antes?

      Excluir
    3. Na época em que criei o vídeo a versão mais nova era a 2.2.1.

      Hoje a versão atual é a 2.2.5, quando você entrar no site da sefaz/sp para baixar você sempre vai encontrar a versão mais nova.

      Quando você faz o procedimento do vídeo a versão que estava instalada é automaticamente removida. Inclusive o atalho para clicar some, isso acontece mesmo.

      Tudo volta ao normal quando você baixa a nova versão.

      IMPORTANTE: Apesar das atualizações não apagarem os dados, sempre existe o risco.

      FAÇA SEMPRE BACKUP !

      Excluir
    4. Obrigada Aloisio! Já consegui fazer a atualização para o 2.2.5!

      Excluir
  72. Bom dia, estou com o mesmo problema, instalei o java 6 no pc e nd ao tentar instalar o nf-e apoarece a mensagem de que não foi possivel criar base de dados, estou enlouquecendo,me ajudem por favor!!! meu SO é o windows 7. Valdineia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É altamente recomendável usar a versão mais recente do Java e do Programa Emissor NFe.

      No lançamento do Java 7, o emissor deu muitos problemas com esta versão. Na época recomendamos a todos com problemas para voltar para o Java 6 para trabalhar normal.

      Hoje o Java 7 está com atualização 10 e funciona perfeitamente com o Programa emissor de NFe, sem problemas.

      Para quem está instalando atualmente deve usra o Java 7 atualização 10. Se tiver o Java 6 instalado também no computador é recomendável desinstalar e deixar somente o Java 7.

      Excluir
  73. Olá pessoal estou com um erro no programa emissor de nota fiscal gratuito aparece a seguinte mensagem: NAO É POSSIVEL ACESSAR A SEGUINTE APLICAÇÃO. O java está atualizado na versão 7 Update 11. Algúem poderia me ajudar a resolver isso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adenilson,

      Neste blog tem um post que descreve como corrigir este problema. O link está abaixo:

      http://suporteemissornfe.blogspot.com.br/2012/06/erro-nao-e-possivel-acionar-aplicacao.html

      Ou pesquise aqui no blog em junho/2012 você acha esta postagem.

      Excluir
  74. Prezados,
    Tenho o seguinte problema:
    Naquela onda de atalhos sumirem, consegui fazê-lo voltar pela manha (painel de controle/Java/Exibir/criar atalho), no entanto, este atalho criado faz o programa funcionar mas na hora de ler o certificado e assinar (colocar a senha do certificado) o botão "ok da senha" não funciona.
    A solução havia sido colocar uma atalho para o executável do instalador do portal.
    Funcionou bem até hoje, quando o computador parou de associar o programa adequado para abrir a extensão o instalador "emissorNFE.jnlp". Ele me pede para procurar o programa adequado para isso, já tentei usar o "java.exe" mas não deu certo. Alguém tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolvi ligar o F...
      Fiz backup de tudo e fui desinstalando tudo que era ligado à Java(tinha um bocado de atualizações) e NFE da máquina. Aproveitei para rancar umas tranqueiras que já vinham me incomodando.
      Reinstalei somente o java atual e o sistema de NFE. Tudo funcionando agora.

      Excluir
  75. estou com problemas no certificado, nosso certificado é o A3 e renovamos ele na quinta dia 24/01 e até agora nao conseguimos assinar nenhuma NF-e, quando vamos assinar diz que o certificado expirou, mas eu na renovei!!!! minha certificadora diz que o Emissor nao esta reconhecendo a renovação, diz que o problema é no SEFAZ, o que faço?
    enviem em dfx.nfe@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu novo certificado deve ter sido fornecido em outra mídia (cartão ou token) que pode ser diferente do antigo.

      Recomendo que desinstale o certificado e instale de novo. No emissor remova todas as configurações do certificado antigo e faça busca do novo.

      Pra ter certeza que o certificado está funcionando normal tente fazer um acesso ao e-cac da receita federal. Se entrar no e-cac seu certificado está ok.

      Caso não consiga resolver sozinha, posso acessar teu computador e resolver o problema. Saiba mais sobre este seviço na opção "Suporte Remoto via Internet" no topo do blog.

      Boa sorte!

      Excluir
  76. Olá, acabei de fazer uma grande besteira, formatei meu micro e não salvei a pasta database nem fiz o backup, o que pode ser feito agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver impresso as NFe´s que emitiu pode entrar no portal nacional, digitar a chave de cada nota e baixar o xml (um-por-um). Daí você pode importar no emissor esses arquivos xml. Isso vai pelo menos recuperar as informações das notas. Os cadastros de clientes e produtos vai continuar vazio.

      Excluir
  77. O erro que está constando na hora de validar

    - Element has xsi: nil attribute but is not nillable in element infNF e @ htt p//
    www.portalfiscal.inf.br/nfe

    nao consigo validar nenhuma nfe... não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  78. Olá, estou com problema. Atualizei o java sem querer, e depois que voltei para o 6 up 32, começou a dar erro Runtime r6034. Já desinstalei td e instalei de novo, ja limpei registro e não funciona.
    Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcus

      Pode me dar mais detalhes sobre o erro?

      Em que momento ocorre esse erro?

      Qual versão do windows(XP,Vista,Win7)? 32 ou 64 bits?

      Excluir
    2. Olá Aloisio,

      meu sistema é Win 7 32. Acontece quando tento carregar o certificado, digito 3x a senha, logo em seguida da 3ª, ele trava e da esse erro.

      Tentei com o java 7u10, pois li que estava rodando, o erro mudou para AppCrash. O mesmo que acontece com o 7u15... na hora de carregar o certificado tb.

      Já removi tudo, passei o ccleaner, instalei com td fechado e nada deu certo... to quase formatando... =/

      Excluir
    3. Marcus o seu certificado é A1 ou A3? Acredito que o problema seja com ele. Você já tentou reinstalar o certificado? Teste se o seu certificado está ok acessando outro serviço on-line que exija autenticação, por exemplo o e-cac da receita federal. É importante determinar se o certificado funciona fora do programa pois isso vai indicar que o problema é ou não dele.

      Excluir
    4. Olá Aloisio, é A3.
      Eu tb já testei no e-cac, deu certo. Até com o sistema do bling.com.br funcionou...
      Acabei de testar no meu note, que tb é Win 7 32, deu o mesmo erro com o java 7u10. :/

      Excluir
    5. Na configuração do certificado no programa você usou a busca automática? Ele detectou os drivers?

      Tente configurar o acesso ao certificado via repositório do windows pode funcionar.

      Excluir
    6. Eu fiz a busca automática, detecta, mas da 3 janelas seguidas de Run Time Error, R6034, e mostra o caminho do javaws.exe. Depois disso o sistema trava. Fecho e abro novamente, e os 3 certificados aparecem listados lá, mas qdo tento assinar a nota, digito a senha e não respode quando clico em confirma. fica a janela aberta.
      Vou tentar listar pelo repositorio do windows.

      Excluir
    7. Pelo windows os botões ficam desativados.

      Me fala o seguinte, qual versao do java 6 ou 7 que funcionou o sistema q vc nunca ouviu reclamação?
      Vou remover tudo e tentar do "zero" novamente.

      Obrigado.

      Excluir
    8. Acabei de testar com o Java 7 (sem up), mesmo problema:

      Assinatura do problema:
      Nome do Evento de Problema: APPCRASH
      Nome do Aplicativo: javaw.exe
      Versão do Aplicativo: 7.0.0.147
      Carimbo de Data/Hora do Aplicativo: 4e084e78
      Nome do Módulo de Falhas: StackHash_3f83
      Versão do Módulo de Falhas: 0.0.0.0
      Carimbo de Data/Hora do Módulo de Falhas: 00000000
      Código de Exceção: c0000005
      Deslocamento de Exceção: 0a4c0104
      Versão do sistema operacional: 6.1.7601.2.1.0.256.1
      Identificação da Localidade: 1046
      Informações Adicionais 1: 3f83
      Informações Adicionais 2: 3f83b6c08da598744d143a479f07b0e1
      Informações Adicionais 3: 7fd8
      Informações Adicionais 4: 7fd8657fb386e3f16ddec517533bd8ae

      To quase desistindo... =/

      Excluir
    9. Aloisio, agora eu consegui com o Java 7u15, com o repositório Windows! Não sabia que era só marcar Repositório Windows e clicar em sair...
      Já emiti a nota de teste e deu tudo certo!
      Muito obrigado pela atenção!

      Excluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. cara eh so mudar o local do atalho.. que o emissor não encontra o atalho pois agora fica com outro nome ou em outro local nao me lembro direito

    ResponderExcluir
  81. Pessoal consegui o solução para funcionar a NFE no Windows 8 com o java 7...

    baixe o mozila Firefox, baixe o java 7 e vai até o site na NFE e faça o download do programa... ele vai funcionar!!!

    Uffa nem imagino que deu certo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição!

      No Internet Explorer no Windows 8 realmente o emissor de NFe gratuito parece não funcionar corretamente!

      Tentem com Google Chrome ou Mozila Firefox como o amigo citou no comentário anterior.

      Excluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Pessoal, minha maquina que é win7 64bits não está reconhecendo o token , mas o mesmo está valido e em outra maquina consigo emitir normalmente, ja desinstalei o software do token e o jav, porém na hora de assinar ele diz q o token não está conectado !

    Versão do java : 7 up17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio

      Para windows 7 64 bits instale o Java através de um navegador 32 bits, por exemplo: Google Chrome ou Mozilla Firefox ou mesmo IE 32 bits (note que existe a versão 64e 32). O Java a ser instalado será a versão 32 bits mesmo que seu windows seja 64 bits. Se instalar o Java 64 vai dar problema.

      Depois com o mesmo navegador no site da sefaz/sp baixe o emissor gratuito.

      Faça um teste com seu token em outro serviço que requer certificação, por exemplo o E-Cac da Receita Federal. Assim você terá certeza se o problema é a instalação do token ou o emissor gratuito de NF-e que não consegue acessá-lo.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema, ao fazer a busca automática do certificado A3 o programa NFe 2.2.15 encontra o token (Gemalto - Certificado dos Correios) e pede a senha do certificado, mas antes de adicionar o certificado ocorre um erro:

      java.lang.NullPointerException
      at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.closeConnection(AbstractBatcher.java:579)
      at org.hibernate.engine.transaction.Isolater$JdbcDelegate.delegateWork(Isolater.java:226)
      at org.hibernate.engine.transaction.Isolater.doIsolatedWork(Isolater.java:43)
      at org.hibernate.engine.TransactionHelper.doWorkInNewTransaction(TransactionHelper.java:51)
      at org.hibernate.id.MultipleHiLoPerTableGenerator.generate(MultipleHiLoPerTableGenerator.java:186)
      at org.hibernate.event.def.AbstractSaveEventListener.saveWithGeneratedId(AbstractSaveEventListener.java:99)
      at org.hibernate.ejb.event.EJB3PersistEventListener.saveWithGeneratedId(EJB3PersistEventListener.java:49)
      at org.hibernate.event.def.DefaultPersistEventListener.entityIsTransient(DefaultPersistEventListener.java:131)
      at org.hibernate.event.def.DefaultPersistEventListener.onPersist(DefaultPersistEventListener.java:87)
      at org.hibernate.event.def.DefaultPersistEventListener.onPersist(DefaultPersistEventListener.java:38)
      at org.hibernate.impl.SessionImpl.firePersist(SessionImpl.java:618)
      at org.hibernate.impl.SessionImpl.persist(SessionImpl.java:592)
      at org.hibernate.impl.SessionImpl.persist(SessionImpl.java:596)
      at org.hibernate.ejb.AbstractEntityManagerImpl.persist(AbstractEntityManagerImpl.java:213)
      at br.gov.sp.fazenda.dsge.model.dao.DSGEBaseDAO.insert(DSGEBaseDAO.java:40)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.CertificadoBusiness.a(CertificadoBusiness.java:179)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.CertificadoBusiness.incluirA3BuscaAutomatica(CertificadoBusiness.java:551)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.CertificadoBusiness$$EnhancerByCGLIB$$c5224d6c.CGLIB$incluirA3BuscaAutomatica$4()
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.CertificadoBusiness$$EnhancerByCGLIB$$c5224d6c$$FastClassByCGLIB$$c03eee33.invoke()
      at net.sf.cglib.proxy.MethodProxy.invokeSuper(MethodProxy.java:167)
      at br.gov.sp.fazenda.dsge.model.dao.util.DSGEDAOInterceptorHelper.intercept(DSGEDAOInterceptorHelper.java:55)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.CertificadoBusiness$$EnhancerByCGLIB$$c5224d6c.incluirA3BuscaAutomatica()
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.facade.SistemaFacade.incluirA3BuscaAutomatica(SistemaFacade.java:286)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.controller.ManterCertificadoController$1.a(ManterCertificadoController.java:244)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.controller.ManterCertificadoController$1.doInBackground(ManterCertificadoController.java:240)
      at javax.swing.SwingWorker$1.call(Unknown Source)
      at java.util.concurrent.FutureTask$Sync.innerRun(Unknown Source)
      at java.util.concurrent.FutureTask.run(Unknown Source)
      at javax.swing.SwingWorker.run(Unknown Source)
      at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor.runWorker(Unknown Source)
      at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.run(Unknown Source)
      at java.lang.Thread.run(Unknown Source)


      Windows 8 64 bits, já verifiquei no portal E-cac e o certificado funcionou normal.
      Já tentei desinstalar o Java 7 Up21 64bits e instalar o Java 7 Up21 32 bits e fazer o download do emissor pelo Firefox.

      E agora ???

      Excluir
    3. Boa noite!! Instalei o emissor de Nfe no Windows 8 porém na hora de assinar a nota com o certificado digital aparece : Ocorreu um erro inesperado :
      null
      java.lang.reflect.InvocationTargetException
      at sun.reflect.NativeConstructorAccessorImpl.newInstance0(Native Method)
      at sun.reflect.NativeConstructorAccessorImpl.newInstance(Unknown Source)
      at sun.reflect.DelegatingConstructorAccessorImpl.newInstance(Unknown Source)
      at java.lang.reflect.Constructor.newInstance(Unknown Source)
      at br.gov.sp.fazenda.dsge.view.util.DSGEViewControllerHelper.getControllerFromView(DSGEViewControllerHelper.java:73)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.view.SelecionarCertificadoGUI.bindController(SelecionarCertificadoGUI.java:330)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.view.SelecionarCertificadoGUI.a(SelecionarCertificadoGUI.java:61)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.view.SelecionarCertificadoGUI.(SelecionarCertificadoGUI.java:41)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.view.SelecionarCertificadoGUI.a(SelecionarCertificadoGUI.java:250)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.view.SelecionarCertificadoGUI.getCertificado(SelecionarCertificadoGUI.java:283)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.view.SelecionarCertificadoGUI.getCertificado(SelecionarCertificadoGUI.java:270)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.controller.PesquisarNotaFiscalController.e(PesquisarNotaFiscalController.java:636)
      at br.gov.sp.fazenda.dsen.controller.PesquisarNotaFiscalController.actionPerformed(PesquisarNotaFiscalController.java:839)
      at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(Unknown Source)
      at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(Unknown Source)
      at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(Unknown Source)
      at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(Unknown Source)
      at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(Unknown Source)
      at java.awt.Component.processMouseEvent(Unknown Source)
      at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(Unknown Source)
      at java.awt.Component.processEvent(Unknown Source)
      at java.awt.Container.processEvent(Unknown Source)
      at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Unknown Source)
      at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Unknown Source)
      at java.awt.Component.dispatchEvent(Unknown Source)
      at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Unknown Source)
      at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Unknown Source)
      at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Unknown Source)
      at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Unknown Source)
      at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Unknown Source)
      at java.awt.Component.dispatchEvent(Unknown Source)
      at java.awt.EventQueue.dispatchEventImpl(Unknown Source)
      at java.awt.EventQueue.access$200(Unknown Source)

      ... 59 more

      O que devo fazer?

      Excluir
  84. Aloisio boa tarde!
    Tenho uma dúvida, estou baixando o emissor de notas fiscais em outro computador, pois o micro que eu emitia as notas deu problema..
    Minha dúvida é, ao baixar o emissor em outro computador, e der tudo certinho, ao acessar o sistema da SEFAZ para emitir uma nova nota, as anteriores vão estar lá, ou eu só consigo visualizá-las á partir do computador que eu sempre emiti?
    Ou é necessário que se faça algum tipo de backup pra recuperar estes dados..

    Sinceramente estou com medo , de perder algum dado sobre as notas que eu emiti, e se as seguintes em outro computador vão dar sequencia na numeração!

    Fico humildemente no aguardo dessas informações se puder me ajudar.

    Muito Obrigada!
    Elisangela Moreno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisângela

      Ao instalar o programa noutro computador você terá um sistema vazio sem nenhuma nota e sem a configuração de sua empresa nem o certificado.

      Para que recupere os dados que já tinha na outra máquina faça um backup, salve num pen-drive e recupere este backup na outra máquina.

      Lembre-se é importante sempre fazer backup. Já vi muita gente perder todas as notas porque o sistema deu problema e não tinha backup.

      Boa sorte!

      Excluir
  85. Olá Aloisio
    Como posso imprimir uma carta de correção feita pelo programa gratuito. Já consegui emitir a Carta, mas não consigo imprimir e algumas transportadoras exigem a impressão.
    Agradeço se puder me ajudar.
    Obrigado
    Balthazar T. Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Balthazar

      Pela lei não é obrigatório imprimir a CC-e.

      O programa não dispõe desta funcionalidade exatamente porque o fisco entende que só é necessário ter essa informação on-line no sistema da sefaz.

      Você pode criar no word ou excel um modelo de comprovante para enviar a seus clientes por e-mail. Esse modelo deve conter a chave da NF-e o protocolo de autorização que é informado no momento da autorização da CC-e.

      Excluir
  86. Aloísio, bom dia.
    Estou com problemas na inicialização do Emissor, quando tento iniciar o aplicativo, ou fica "verificando o aplicativo", e não sai dessa tela, ou aparece "não foi possível iniciar o aplicativo" e em detalhes aparece:

    java.net.UnknownHostException: www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br
    at java.net.AbstractPlainSocketImpl.connect(Unknown Source)
    at java.net.PlainSocketImpl.connect(Unknown Source)
    at java.net.SocksSocketImpl.connect(Unknown Source)
    at java.net.Socket.connect(Unknown Source)
    at java.net.Socket.connect(Unknown Source)
    at sun.net.NetworkClient.doConnect(Unknown Source)
    at sun.net.www.http.HttpClient.openServer(Unknown Source)
    at sun.net.www.http.HttpClient.openServer(Unknown Source)
    at sun.net.www.http.HttpClient.(Unknown Source)
    at sun.net.www.http.HttpClient.New(Unknown Source)
    at sun.net.www.http.HttpClient.New(Unknown Source)
    at sun.net.www.protocol.http.HttpURLConnection.getNewHttpClient(Unknown Source)
    at sun.net.www.protocol.http.HttpURLConnection.plainConnect(Unknown Source)
    at sun.net.www.protocol.http.HttpURLConnection.connect(Unknown Source)
    at com.sun.deploy.net.BasicHttpRequest.doRequest(Unknown Source)
    at com.sun.deploy.net.BasicHttpRequest.doGetRequestEX(Unknown Source)
    at com.sun.deploy.cache.ResourceProviderImpl.checkUpdateAvailable(Unknown Source)
    at com.sun.deploy.cache.ResourceProviderImpl.isUpdateAvailable(Unknown Source)
    at com.sun.deploy.cache.ResourceProviderImpl.getResource(Unknown Source)
    at com.sun.deploy.cache.ResourceProviderImpl.getResource(Unknown Source)
    at com.sun.javaws.Launcher.updateFinalLaunchDesc(Unknown Source)
    at com.sun.javaws.Launcher.prepareToLaunch(Unknown Source)
    at com.sun.javaws.Launcher.prepareToLaunch(Unknown Source)
    at com.sun.javaws.Launcher.launch(Unknown Source)
    at com.sun.javaws.Main.launchApp(Unknown Source)
    at com.sun.javaws.Main.continueInSecureThread(Unknown Source)
    at com.sun.javaws.Main.access$000(Unknown Source)
    at com.sun.javaws.Main$1.run(Unknown Source)
    at java.lang.Thread.run(Unknown Source)


    Se vc puder me ajudar serei muito grato... estou com medo de baixar novamente o aplicativo pois assim perderei tudo, já que nunca fiz backup. Utilizo o emissor desde o mês de fevereiro, então meu Java à época já era o 7. Grato, aguardo respostas...

    ResponderExcluir
  87. Aloisio,

    Mais uma vez o Java teve uma atualização e o Emissor não abre, até ai tudo bem eu poderia fazer o downgrade da versão do Java, pra isso bastava restaurar o sistema, mas fazendo isso e retornando pra versão anterior do Java, o programa aparece "Java 7 Oracle" como se estivesse iniciando e não abre NUNCA...tem alguma ideia do que fazer?

    ResponderExcluir
  88. Aloisio,

    meu sistema parou, já fiz de tudo ja desistalei, o java, o emissor, agora ele não completa o download paraece java 7 vericando sistema e não completa o que deve ser? pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  89. Ao fazer a busca automática do certificado A3 o programa NFe 2.2.13 encontra o token (Gemalto - Certificado dos Correios) e pede a senha do certificado, mas antes de adicionar o certificado ocorre um erro:

    java.lang.NullPointerException
    at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.closeConnection(AbstractBatcher.java:579)
    at org.hibernate.engine.transaction.Isolater$JdbcDelegate.delegateWork(Isolater.java:226)
    at org.hibernate.engine.transaction.Isolater.doIsolatedWork(Isolater.java:43)
    at org.hibernate.engine.TransactionHelper.doWorkInNewTransaction(TransactionHelper.java:51)
    at org.hibernate.id.MultipleHiLoPerTableGenerator.generate(MultipleHiLoPerTableGenerator.java:186)
    at org.hibernate.event.def.AbstractSaveEventListener.saveWithGeneratedId(AbstractSaveEventListener.java:99)
    at org.hibernate.ejb.event.EJB3PersistEventListener.saveWithGeneratedId(EJB3PersistEventListener.java:49)
    at org.hibernate.event.def.DefaultPersistEventListener.entityIsTransient(DefaultPersistEventListener.java:131)
    at org.hibernate.event.def.DefaultPersistEventListener.onPersist(DefaultPersistEventListener.java:87)
    at org.hibernate.event.def.DefaultPersistEventListener.onPersist(DefaultPersistEventListener.java:38)
    at org.hibernate.impl.SessionImpl.firePersist(SessionImpl.java:618)
    at org.hibernate.impl.SessionImpl.persist(SessionImpl.java:592)
    at org.hibernate.impl.SessionImpl.persist(SessionImpl.java:596)
    at org.hibernate.ejb.AbstractEntityManagerImpl.persist(AbstractEntityManagerImpl.java:213)
    at br.gov.sp.fazenda.dsge.model.dao.DSGEBaseDAO.insert(DSGEBaseDAO.java:40)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.CertificadoBusiness.a(CertificadoBusiness.java:179)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.CertificadoBusiness.incluirA3BuscaAutomatica(CertificadoBusiness.java:551)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.CertificadoBusiness$$EnhancerByCGLIB$$c5224d6c.CGLIB$incluirA3BuscaAutomatica$4()
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.CertificadoBusiness$$EnhancerByCGLIB$$c5224d6c$$FastClassByCGLIB$$c03eee33.invoke()
    at net.sf.cglib.proxy.MethodProxy.invokeSuper(MethodProxy.java:167)
    at br.gov.sp.fazenda.dsge.model.dao.util.DSGEDAOInterceptorHelper.intercept(DSGEDAOInterceptorHelper.java:55)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.business.CertificadoBusiness$$EnhancerByCGLIB$$c5224d6c.incluirA3BuscaAutomatica()
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.model.facade.SistemaFacade.incluirA3BuscaAutomatica(SistemaFacade.java:286)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.controller.ManterCertificadoController$1.a(ManterCertificadoController.java:244)
    at br.gov.sp.fazenda.dsen.controller.ManterCertificadoController$1.doInBackground(ManterCertificadoController.java:240)
    at javax.swing.SwingWorker$1.call(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.FutureTask$Sync.innerRun(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.FutureTask.run(Unknown Source)
    at javax.swing.SwingWorker.run(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor.runWorker(Unknown Source)
    at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.run(Unknown Source)
    at java.lang.Thread.run(Unknown Source)


    Windows 8 64 bits, já verifiquei no portal E-cac e o certificado funcionou normal.
    Já tentei desinstalar o Java 7 Up21 64bits e instalar o Java 7 Up21 32 bits e fazer o download do emissor pelo Firefox.

    E agora ???

    ResponderExcluir
  90. Alguem conseguiu baixar a nova versão ?? a do SINIEF 07/2013, onde deveremos informar o valor aproximado dos impostos ??.. Pois o informe só diz que teremos que criar o campo M02 mas não diz quais são os impostos, e este campo é dependente do M01, que também não achei informações sobre ele. Se o prazo era para 01 de junho onde vamos achar a versão de testes ?? Desde já agradeço.

    Luis Monduzzi

    ResponderExcluir
  91. O meu emissor abre porém zerado, sem informação nenhum, nem do emitente, meus clientes, produtos...vou ver se descubro como desinstalar esse java pq ainda não consegui....

    ResponderExcluir
  92. GALERA ESTOU PRESISANDO DE AJUDA.

    Faço tudo certinho.. instalo o programa , instalo o certificado, instalo o etoken... mas quando vou procurar o certificado no emisor e boto a senha ele trava e fecha o programa.
    Ja fiz de tudo.... reinstalei, voltei a versão do java, reistalei o certificado... fiz de tudo e nada. oque eu faço????

    Meu sistema operacional é o win8.


    Agradeço se alguem ajudar.... ja passaei masi de 8 horas no pc e nd.

    vlw abraço

    ResponderExcluir
  93. PESSOAL APÓS 9 HORAS TENTANDO... CONSEGUI DA SEGUINTE FORMA...

    COMECEI TUDO DO ZERO, BAIXEI USANDO O CHROME E BOTEI NA OPÇÃO REPOSITORIO DO WINDONS..

    MEU WIN E O 8.

    ALELUIA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís Carlos obrigado por compartilhar a solução do problema, assim você está ajudando outras pessoas com o mesmo problema.

      Breve pretendo criar um tutorial para fazer esta instalação no windows 8.

      Excluir
  94. Foi só atualizar o Java que não consigo emitir nenhuma nota. Estou tentando achar uma versão antiga e não consigo. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  95. Recentemente atualizei o java para versão 7 update 25,e ocorreu esse mesmo problema descrito no tópico, tive que desistalar e voltar para a versão 6 mesmo.

    ResponderExcluir
  96. Cara! legal! Estava com o mesmo problema.. removi a versão 7 update 25 pra uma anterior e bingo! funcionou... salve Aloisio rsrs

    ResponderExcluir
  97. Aloisio, sem palavras...estava desesperado até encontrar o seu blog...segui os seus passos e tudo resolveu! Obrigado.

    ResponderExcluir
  98. COnseguir resolver o problema desisntalando o Java 7.25 e atualizando para p Java 7.21 , porém só deu certo com a versão x86 a ver são x64 não dá certo.

    Obrigado pela informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor. Coloca o link para download java 7.21

      Excluir
  99. Boa noite Aloisio,

    Obrigada pelas postagens no blog, fiz todo o processo que falou para funcionar o CTe, porém ele só fica buscando buscando as vezes informa que não está na base do SEFAZ, mais continua buscando.

    Porém fica nesse processo e não chega a ser autorizado não deixando salvar para imprimir.

    Alguma ajuda nesse caso? Estou desde sexta tentando resolver e não consigo.

    Obrigada desde já,
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  100. Não estou conseguindo assinar a NFE, consigo validar, depois coloco minha senha para assinar e não da continuidade. Meu certificado não venceu.

    ResponderExcluir
  101. estou com o mesmo problema que vc Clausi....e eu fiz atualização do java hj de manha!

    ResponderExcluir
  102. ae galera vai link e dica .. meu windows e 64x .. delete java 7.25 e entre nesse link oficial do java

    http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/java-archive-downloads-javase7-521261.html#jre-7u21-oth-JPR

    faça cadastro e façam download


    Java SE Runtime Environment 7u21

    em seguida escolha Windows x86 Offline 30.2 MB - jre-7u21-windows-i586.exe

    pronto o nfe irá abrir tranquilo e irá assinar as notas

    ResponderExcluir
  103. Olá, boa tarde, hoje fizemos uma atualização no JAVA para 7.0, porem com isto não estamos mais conseguindo autorizar as NFe's, aí atualizamos a versão do emissor para 2.2.14 pois lá fala ser compatível com este JAVA, porem nada...O pior que nem o backup consigo fazer para trabalhar em outra máquina. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você conseguir fazer o backup, coloca de novo o java 7.25 dai você consegue pegar as suas coisas da nfe, é assim e eu estou fazendo, agora vou ver se deletando a nfe e o java 7.25 e fazendo tudo do 0 vai dar algum resultado =/

      Excluir
    2. Consegui!!!
      Eu deletei todos os Javas que estava no pc, tinha o 7.25, 7.21 e o 6.(ñ lembro o nº). Deletando os 3 salvei de novo o 7.21 e consegui fazer a nfe normal :)
      Não precisou deletar a nfe, nem mexi nela, só no Java.

      Excluir
  104. ERRO AO ASSINAR NFE - Depois que atualizei para o Java Version 7 Update 25, nao consigo assinar. Dá um erro. Para compartilhar informação meu Windows é o 7 de 64 bits e utilizo o certificado A1. Atualizei todo o Windows (todas as atualizacoes + Service Pack1 + Internet Explorer 10) E nada. Removi o 7 Update 25 e coloquei o 7 update 21 e nada tambem. Fiz de tudo. Agora inclusive re-instalando o Emissor, renomeando a pasta c:\database e nada. Tentei colocar a Java 6 Update 45 e nada tambem. Todas as versoes do Java que tentei foram 64 bit´s. Vou tentar agora com a versao citado no site porem 32 bits. Voltarei para contar os resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao meu post acima, finalmente FUNCIONOU! E notem que apenas a versao 32 bits ou seja i586.
      Não esqueçam de desabilitar a atualizacao do JAVA no Painel de controle até que a nova versão do emissor esteja compativel. Segue novamente o link do post Acima. Boa Sorte!

      http://www.oracle.com/technet
      work/java/javase/downloads/java-archive-downloads-javase7-521261.html#jre-7u21-oth-JPR

      Fagner Romeu

      Excluir
  105. olá pessoal,
    consegui resolver:
    1º- deletei o java 7
    2º- entrei no portal da nota eletrônica, instalei o emissor.
    voltou tudo ao normal.
    mas é um transtorno essas atualizações.
    será esse problema é só para quem usa o programa de emissor de nf-e do governo?

    ResponderExcluir
  106. Estou tentando emitir a primeira nota fiscal no emissor gratuito da NF eletrônica, porém não consigo salvar para assinar e transmiti-la, o que faço? Grata

    ResponderExcluir
  107. Agradeço ao Blog pelas postagens que me ajudaram a restabelecer meu emissor que travou quando atualizei o JAVA 7.25, realmente tive que voltar a versão 7.21 e agora tudo funciona na Santa Paz... Obrigada

    ResponderExcluir
  108. Bom dia Pessoal!

    Estou tentando instalar o emissor de Nf-e porém diz
    "Verificação de instalação Java
    Seu sistema foi checado por este navegador e foi verificado que o Java NÃO está instalado/habilitado.
    Para executar o aplicativo Emissor NF-e corretamente você precisa da versão 1,6,0_10 ou mais recente do Java JRE.
    Clique aqui para instalar ....."

    Porém já instalei a nova versão, desinstalei e instalei novamente, reiniciei o computador várias vezes e está tudo Habilitado no Internet Explorer e outros navegadores.
    E sempre que vou tentar instalar o emissor, continua dando esta mensagem.
    Alguém sabe o que preciso fazer?

    Obrigada!!!!!
    Aguardo!!

    ResponderExcluir
  109. Quero compartilhar algumas informações com todos:
    O Java 7u25 x86 7.0.250.17 além de problemas no emissor da NFe, já citados acima, causa problemas também no Visualizador de DCE ver 6.1.9 de 18/06/2013 (sw também gratuito da Receita).
    Com o java 7u25, ao importar uma NFE para ele dá o seguinte erro :
    "Alguns documentos não puderam ser importados. Clique em Detalhes para mais informações
    ...
    Verificação de Assinatura: Inválida"

    Ainda não emiti nenhum NFe depois de atualizar, mas há alguns dias, qdo tinha atualizado a primeira vez para a ver 7u25, dava erro na assinatura da NFe, dentro do emissor.
    Fiz o downgrade para a ver 7u21, funcionou lindo: tanto o emissor quanto o visualizador.

    A Receita admite o problema: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehCTG=false#234

    Agora só falta eles nos darem uma solução.
    O problema é que eu não uso o java só para os programas deles: preciso do java atualizado para evitar os incômodos de msgs chatas qdo vou acessar sites de internet banking e outros aplicativos.

    Vou mandar o problema pro SERPRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Add:
      enviei o problema pra eles, quem quiser fazer o mesmo, para aumentar o nro. de reclamações e termos o problema solucionado mais rapidamente, segue o link:
      http://www1.serpro.gov.br/css/spekx/nota_fiscal_eletronica.asp

      Excluir
  110. RESOLVIDO!

    http://social.technet.microsoft.com/Forums/windowsserver/pt-BR/b254e116-874a-4be9-b1cb-24a86ff694ce/emissor-nfe-windows-8

    É só colocar o JAVA no PATH e no JAVA_HOME.

    Luís Fernando Lopes - Tecnólogo - luisfoxi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  111. Pessoal!

    Alguém que está usando o sistema emissor de CT-e por acaso já teve um problema de instalar o programa e tentar incluir os dados do emissor clicando no botão "incluir" para abrir este cadastro e não acontecer nada?

    Instalamos o programa em outra máquina, onde foi possível fazer o cadastro de emitente. Então exportamos um txt para tentar importar os dados de emitente nesta outra máquina. Quando clicamos em importar (botão para localizar o caminho onde o txt se encontra) também acontece a mesma coisa, ou seja NADA.

    O botão "incluir" e o botão "importar" simplesmente não funciona. Não acontece absolutamente nada ao cliente neles.....

    Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instale uma versão mais antiga do Java por exemplo Java 7.21 ou Java 6.32, já tive clientes que só resolveu com Java 6.32 mesmo.

      Excluir
  112. Aloisio, tive que instalar o programa da receita em outro computador. instalei os certificados. ocorre que não sei como instalar o backup no novo programa e dar continuidade a sequencia de numeros da nota fiscal. é possivel ter essa continuidade na numeração. aguardo sua orientação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu criei um vídeo no youtube que mostra como fazer o backup:

      http://www.youtube.com/watch?v=sX_TgTcAS54

      Excluir
  113. É o velho ditado , cria-se dificuldade para poder vender-nos facilidades .

    ResponderExcluir
  114. Prezado, não sei se voce pode me ajudar,
    o emissor de nota fiscal não assina a nota, eu já instalei o java 6.10, 6.32, 7.21 e nada, sempre quando mando assinar a nota o botao selecionar é acionada e não acontece nada. Simplesmente não aciona, aperto e nada, não dá erro, nada. Verifiquei com o serpro o certifica e está tudo bem, certificados instalados na maquina, verificados, tudo certo. O mesmo erro persiste em 4 maquinas diferentes, realmente nao sei o que fazer mais.

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo

      Às vezes é complicado mesmo ajeitar os problemas desse programa da nfe. É necessário antes de sair instalando várias versões do java analisar outras coisas como a versão do windows e o tipo do certificado. Não há uma receita de bolo que eu possa passar. Na maioria dos casos o Java 6.32 vai resolver mas outras coisas devem ser analisadas, por exemplo se o teu certificado está instalado corretamente pois um erro no momento de assinar pode ser o Java ou o certificado mal instalado.

      Caso tenha interesse eu realizo o serviço de suporte técnico via internet através do TeamViewer onde eu mesmo analiso suas configurações e faço as alterações necessárias para resolver o problema. Este serviço é pago e você pode ter mais informações me contactando por e-mail ou skype:

      aloisiopiresneto@gmail.com.

      Excluir
  115. Olá

    Aloisio!

    Algum tempo venho tentando emitir NF , porém quando abro o emissor de NF e pede para cadastrar o emitente e clico na opção incluir não abre a tela para preenchimento dos dados. Já formatei o computador e reinstalei várias vezes, mas o problema persiste. Pode me ajudar?

    Obrigada
    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Esse problema veio com o Java 7.25. Remova esta versão do Java e instale a versão 7.21 que resolve.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem