Erro 215 e 225: Falha de schema.

Alguns usuários relataram erro de schema 215 e 225 ao tentar transmitir notas fiscais eletrônicas através do programa emissor gratuito. Estes erros podem acontecer também ao tentar o cancelamento ou carta de correção.

Para acabar com este tipo de erro basta atualizar a hora do seu computador para o fuso horário de Brasília. Muitas vezes a data/hora do computador pode desconfigurar por algum motivo e você pode nem perceber. 

No windows este ajuste é bem simples de fazer basta dar um duplo clique em cima do relógio no canto inferior direito da tela e ajustar data e configurar o fuso horário para (GMT-03:00) Brasília.

Com o fuso horário ajustado os erros de schema deixam de acontecer.

4 Comentários

  1. Já está ajustado o fuso horário do windows, mas o erro permanece, como posso proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você estava emitindo uma nota? ou foi um cancelamento?

      Um dos motivos deste erro são caracteres especiais nos campos de texto. Por exemplo: á,à,â,ã,é,ê,í,ó,ô,õ,ç,... Veja se sua nota contém caracteres especiais.

      Excluir
  2. Mas quando vamos cancelar uma nota, não tem como alterar o que já foi digitado, como fica para corrigir o erro?

    ResponderExcluir
  3. Corrigi este erro alterando a data e/ou hora no programa da nfe, no próprio campo da justificativa do cancelamento da NFe. Porém tive que abrir o programa, fechar e entrar novamente para que a alteração fosse devidamente registrada.
    Espero ter ajudado!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem