Java 7 Update 25 causa problemas no Emissor Gratuito de NFe.

Muitos usuários estão tendo problemas no Emissor Gratuito de NFe após atualização do Java 7 Update 25. Aparentemente existe uma incompatibilidade da nova versão do Java com certificados tipo A3. Os usuários relatam erros no momento da assinatura da nota com a mensagem: "Erro inesperado".

Curta nossa fan page no Facebook: https://www.facebook.com/SuporteEmissor


Em outros casos não aparece mensagem nenhuma, apenas ao clicar em "assinar" o emissor gratuito de NFe congela e não faz nada, também nenhuma mensagem de erro é apresentada.



Solução para o problema


Foi confirmado junto a Sefaz que o erro decorre da incompatibilidade entre o emissor gratuito e o Java 7 Update 25. O caminho para resolver o problema é desinstalar esta versão de seu computador e instalar a versão antiga Java 7 Update 21. 


ATENÇÃO: No site oficial do Java sempre vai ser baixada a versão mais nova, ou seja, Java 7 Update 25, exatamente a versão que causa o problema. Para conseguir baixar a versão correta para resolver o problema, é necessário acessar o site da Oracle.


Para baixar o Java 7 Update 21 e o Emissor Gratuito de NFe use sempre os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox. Em várias situações o Internet Explorer falhou ao detectar o Java mesmo ele estando corretamente instalado.


Veja no quadro abaixo a versão correta a ser baixada que é "Windows x86 Offline", mesmo que seu computador seja 64 bits, baixe sempre a versão 32 bits:


Site da Oracle onde está o download oficial de versões antigas do Java.

O link de download no site oficial do Java vai sempre baixar a versão mais nova. Para baixar o Java 7 Update 21, deve-se fazer download do instalador off-line através deste link:

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/java-archive-downloads-javase7-521261.html#jre-7u21-oth-JPR

Após aceitar os termos da licença você é direcionado para fazer um pequeno cadastro no site da Oracle que é o fornecedor do Java. Somente após preencher este cadastro você poderá fazer o download. Preencha os dados corretamente pois o site checa o e-mail informado, enviando uma mensagem de confirmação.


Espero que consigam resolver o problema. Qualquer dúvida podem entrar em contato através dos comentários do blog ou enviem uma mensagem.



Veja também:

Empresas terão mais prazo para se adequar à "Lei da Transparência"
http://suporteemissornfe.blogspot.com.br/2013/06/empresas-terao-mais-prazo-para-se.html

Site para download do navegador Google Chrome:
https://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/

Site para download do programa emissor gratuito de nfe:
http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/